ShAREUP : Quarto de Hotel Sustentável

A Ana Pimentel e o João Costa do núcleo de estudantes da ShARE-UP aceitaram o desafio de conceber um quarto de hotel sustentável e puseram as mãos na massa com a nossa orientação. :)

Desta forma, tentamos perceber de que forma um hotel pode cumprir os objectivos de desenvolvimento sustentável sem comprometer a sua viabilidade económica. Entrevistamos os melhores exemplos de sustentabilidade e por fim conceberam dois quartos de hotel, um tendo em vista o menor preço e o segundo procurando ser mais sustentável.

O que é a Sustentabilidade?

A sustentabilidade tem sido banalizada por algumas cadeias de hotel que usam palavras "Eco", "Sustentáveis" ou "Responsáveis" sem cumprirem requisitos mínimos para tal. Assim, foi importante objectivos concretos de sustentabilidade e selos existentes.

O que são os ODS?

As Nações Unidas estabeleceram para a Agenda 2030: 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com sub-metas específicas. Os ODS são um compromisso que visa a promoção da prosperidade e bem-estar de todos, erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e combate às alterações climáticas (UNRIC, 2018).

Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Como aplicar o Future Fit Business Benchmark a uma empresa de hotelaria?

A Future Fit Foundation é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a mudança de comportamentos para uma nova economia global que traga prosperidade para todos.

Para isso, elaboraram uma ferramenta gratuita – Future-Fit Business Benchmark – para ajudar as empresas a promover a sustentabilidade  ambiental, social e económica. A metodologia e guia de acção por cada descriminada em 23 “Break-Even Goals” com indicadores que as empresas devem atingir.

Future Fit Business Benchmark - 23 Break Even Goals
Como posso comprar de forma sustentável - ISO 20400?

A Norma ISO 20400, Sustainable procurement – Guidelines, destina-se a todas as organizações aplicando-se a praticamente todas as decisões de compra, desde materiais de escritório a serviços de buffet, fornecedores de energia, materiais de construção, entre outros.

A norma define os princípios de compras sustentáveis, incluindo prestação de contas, transparência, respeito pelos direitos humanos e comportamento ético, e destaca as principais considerações – como gestão de riscos e definições de prioridades. Abrange também diversas etapas do processo de aquisição, delineando as etapas necessárias para integrar a responsabilidade.

O que torna um hotel sustentável?

Entrevistamos X cadeias de hotel para perceber de que forma 

Hotel 1

3 medidas : (rácio 2 linhas por medida)

1 fotografia

Hotel 2

3 medidas : (rácio 2 linhas por medida)

1 fotografia

Como montar um quarto de hotel?

Quarto de hotel - IKEA

Quanto Custa? É sustentável?

1 tabela resumo; porque é que é sustentável;

Quarto de hotel - ShARE-UP

Quanto Custa? É mais sustentável?

1 tabela resumo; é mais sustentável aqui e acolá;

Conclusão