Uma Pitada de Sustentabilidade nos Teus Pratos de Cozinha.

A alimentação representa 32% da nossa pegada ecológica (ZERO) pelo que é cada vez mais crucial reeducar o nosso palato para temperos diferentes em quantidades mais sustentáveis. Neste artigo mostramos-te como assumir este compromisso reinventando alguns hábitos com alternativas de menor impacto.

Manteiga

Se não és um dos felizardos que gosta de “papos secos”, na altura de barrar o pão opta por margarina em vez de manteiga. Tanto a pegada de carbono como o uso de terrenos agrícolas é menor para a margarina, cuja base é vegetal, enquanto que a manteiga, com base animal, traduz um maior impacto global.

Margarina: 0.68 [kg CO2 / kg]
Manteiga: 4.30 [kg CO2 / kg]
Margarina Vs Manteiga

Caso prefiras outras alternativas de base vegetal mais orgânicas, podes sempre optar por compotas de frutas (pasta de azeite por exemplo) ou vegetais que tenham pouco açúcar refinado.

Sal

O sal é um tempero habitual nas nossas casas, contudo, o seu uso em excesso, para além de obrigar a um ou mais copos (de água) extra por dia, tem um impacto na saúde tal que o Serviço Nacional de Saúde coloca com frequência campanhas no ar a favor da sua redução - podes dar uma vista de olhos pelo programa mais recente em “juntos contra o sal”.

Em alternativa ao mineral propomos um substituto mais orgânico e de menor impacto… Curiosos? Falamos de ervas aromáticas, cujo impacto de produção é menor e ainda funcionam como captadores de carbono (descobre aqui como podes plantá-las em casa).

Na falta de conhecimento podes sempre aprender com quem sabe!

Apanha Ervas Aromáticas Biológicas - Campónio

Azeite

O azeite é um óleo com reconhecidos benefícios para a saúde e ambiente, (como abordado neste artigo). Aqui a nossa dica passa por usares um doseador em spray que garante a homogeneidade e consistência nos pratos, poupando a carteira, a saúde e o ambiente.

Se quiseres dar um toque de requinte aos teus pratos, mantendo quantidades iguais, podes sempre colocar algumas ervas aromáticas numa couvete com azeite e congelar.

Cubos de Azeite com Ervas Aromáticas

Prontos para deixar o sal?

Para quem ainda não está mesmo disposto a abdicar do sal deixamos como alternativa a salicórnia (aconselhada com moderação) ou algas. Por estranho que possa parecer as algas já fazem parte da nossa cultura, com a “apanha do sargaço” a servir para fertilizar os campos agrícolas.

As algas pelo seu alto teor em minerais, proteínas e multi-vitaminas, entre elas a B12, podem constituir um bom complemento para qualquer prato. Se ficaste curioso podes experimentar a alface do mar biológica Tok de Mar que te deixa aqui umas receitas saborosas e práticas para utilizar este ingrediente.

Recolha Sargaço Seco - Sargaceiros - Casa do Povo Apúlia

PRODUTOS NA LOJA PLANETIERS:

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos