Os 17 Filmes Para Uma Noite de Cinema Mais Eco

Foi celebrado ontem, dia 5 de Outubro, o Dia Mundial do Cinema. Para que não te esqueças que bons filmes também podem passar a mensagem ecológica, deixamos-te neste artigo 17 sugestões de filmes e documentários ligados à sustentabilidade e ambiente.

Com a chegada do tempo mais frio e a chuva, temos mais tendência a querer ficar mais por casa, confortáveis no sofá, e para que esse tempo não seja perdido, optamos por sugestões mais educativas e que nos levam a reflectir sobre este temas tão urgentes quanto importantes.

Estarmos informados é essencial, pensar e atuar activamente nesta mudança do nosso planeta é crucial.

Na lista abaixo deixamos algumas sugestões de filmes/documentários ecológicos para as noites no sofá que se avizinham.

Prontos para esta maratona? 😄

As nossas propostas:

Time to Change (2012)

Time to change filme

Este documentário fala de um apocalipse prenunciado mas sem cair no pessimismo, ou seja, sem nenhuma intenção de chocar ou assustar os espetadores.

O documentário retrata problemas do nosso planeta, chegando assim a um dos principais empecilhos para a mudança: consciência individual. Retrata ainda algumas soluções que podem ser postas em prática, a fim de evitar uma catástrofe mundial, apelando à mudança dos nossos hábitos diários.

TRAILER 

Virunga (2014)

Virunga filme

Trata-se de uma forma emocionante, de coragem e de esforço dos homens que se comprometem na conservação ambiental. Conta uma aventura passada no parque nacional mais antigo de África, na República Democrática do Congo, onde um grupo de guardas florestais tentam proteger Virunga.

Este parque abriga 800 espécies de gorilas, retratando os sacrifícios constantes para travar caçadores furtivos.

TRAILER  (Disponível na Netflix)

 Mission Blue (2014)

Mission Blue filme

Conta a biografia de uma grande personalidade que tem um objetivo: a consciencialização ambiental. Este documentário relata as condições dos nossos oceanos, conseguindo passar ao público algumas mensagens importantes e preocupantes dos nossos mares.

As ações humanas e a importância do equilíbrio do planeta são os focos deste pequeno relato que se foca na sustentabilidade ambiental.

TRAILER  (Disponível na Netflix)

 Chasing Ice (2012)

Chasing ice filme

O tema principal é o aquecimento global, assunto que poucas pessoas têm noção dos efeitos já atingidos e presentes no nosso planeta. Este pequeno filme mostra uma exposição de fotografias de James Balog ao Ártico, que recebeu o desafio da National Geographic para retratar os efeitos das alterações climáticas.

Ele posicionou câmaras resistentes em locais perigosos para produzir imagens do derretimento durante vários anos. Com o efeito de time-lapse é possível observar as mudanças trágicas que aconteceram nos últimos anos.

TRAILER  (Disponível na Netflix)

 A plastic Ocean (2016)

A ocean Blue

Documentário filmado em 20 regiões e durante 4 anos. Com o objetivo de retratar o impacto dos plásticos nos nossos mares, mostra-nos as consequências que podem trazer para a nossa vida.

Nesta aventura um grupo de investigadores e mergulhadores juntam-se para viajar e explorar o estado frágil dos nossos oceanos e descobrir factos alarmantes, revelando soluções que podem ser postas em prática de imediato.

TRAILER  (Disponível na Netflix)

The True Cost (2015)

The True cost

Um documentário que aborda de forma clara e direta o impacto da indústria têxtil no nosso planeta. O impacto assustador da indústria da moda, focado no consumismo, trabalho escravo e neste modelo económico sempre em crescimento. Foi gravado em diversos locais do mundo, aborda consequências e esgotamento de recursos naturais.

TRAILER (Disponível na Netflix)

 River Blue (2017)

River Blue

Denuncia a poluição dos rios causada pelo tingimento de tecidos. Revela a triste realidade da situação dos rios em alguns países asiáticos, pelas milhares de fábricas que produzem artigos de moda para alimentar a indústria têxtil.

TRAILER

 The Next Black (2014)

The next black

Um breve documentário que vale a pena ver, sobre a indústria da moda.

Participam algumas das empresas mais inovadoras, como a Adidas, por exemplo. Responde a algumas questões sobre o futuro da roupa, mostrando algumas estratégias de sustentabilidade que podem ou devem ser seguidas.

TRAILER

 Food Choice (2016)

Food choice

Aponta o dedo às nossas escolhas alimentares como causa da nossa saúde e do aquecimento global.

Expõe várias entrevistas com diferentes profissionais, discussões sobre práticas alimentares, criando assim novas perspectivas para pensarmos neste tema.

TRAILER  (Disponível na Netflix)

 Minimalism (2015)

Minimalism

O prazer de comprar e o consumismo nos dias de hoje é o assunto principal deste filme que propõe uma reflexão sobre o que é mínimo e necessário para a nossa existência.

Reflecte assim a ideia do “menos é mais”, sugerindo que tornemos a vida mais simples e menos consumista.

TRAILER (Disponível na Netflix)

 Trashed (2012)

Trached

Enquanto se viaja pelo mundo, e se passa por vários locais, são reais os efeitos do lixo e dos resíduos. Serve de alerta no meio ambiental e na saúde da população.

Mostrando também algumas soluções adotadas por algumas cidades, tentando despertar as pessoas para uma meta de “lixo zero”.

TRAILER 

 Before the Flood (2016)

Before the flood

Leonardo DiCaprio dá a cara neste filme, sobre alterações climáticas, aquecimento global, degelo, entre outros problemas.

Procura-se responder: Poderemos agir antes do dilúvio? Expõe-se vários problemas a nível mundial, questionando o nosso modo de vida atual.

TRAILER  (Disponível na Netflix)

 Cowspiracy (2014)

Cowspiray

Concentra-se num problema que muitas vezes não é tão falando, a pegada ecológica causada pela agricultura animal.

Não existe mais nenhuma indústria que prejudique tanto o planeta, mas continua quase sem contestação.  Ao longo deste filme/documentário procuram-se soluções enquanto se desenvolve e apresenta o início de um trabalho de investigação.

TRAILER (Disponível na Netflix)

 No impact man (2009)

No impact man

Um homem que começa uma aventura de, durante um ano, causar o menor impacto ambiental possível na sua vida.

Deixando para trás todo o consumismo e dando uma oportunidade de conseguir melhorar a sua forma de viver, após as trágicas descobertas de como o nosso planeta se apresenta a nível ambiental.

TRAILER 

 Circle of Poison (2015)

Circle of poison

Documentário sobre uso, circulação e impacto dos pesticidas a nível mundial. Examinam a forma como os pesticidas se disseminaram depois da II Guerra Mundial e as suas consequências.

TRAILER

Eu, Malala (2015)

Eu Malala

Responsabilidade social, direitos humanos, são os temas principais desta história. A sobrevivência e o empenho de uma jovem da Palestina que foi baleada para proteger os direitos das mulheres.

TRAILER (também disponível na Netflix)

 The Story of Stuff (2007)

The story of Stuff

Um documentário que aborda diversos temas importantes, como o consumo, impactos causados de diversas formas no nosso planeta. Extração, produção, distribuição, consumo e descarte.

TRAILER  

 

Por fim, esperamos que alguns destas sugestões te tenham deixado curiosidade e que possas passar o teu serão a ver alguns destes filmes.

Após esta lista de filmes e documentários, deixa-nos a nós as tuas sugestões de filmes ou opiniões sobre algum filme do género que tenhas visto nos últimos tempos! 😉

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos