Soluções Ecológicas Para as Tuas Caminhadas Sustentáveis


Vá para fora cá dentro

O turismo, segundo estudos recentes, é responsável por cerca de 8% dos gases de efeito de estufa, ao considerar no cálculo os serviços de turismo e não apenas o transporte como considerado em estudos mais antigos. Uma população crescente de turistas, mas ainda minoritária, escolhe o eco-turismo local para fugir ao reboliço do seu dia-a-dia e praticar turismo de forma sustentável. Desta forma, a indústria do turismo tem procurado adaptar-se e, no caso de Portugal, surgiu recentemente a iniciativa Portuguese Trails de forma a fomentar a prática de caminhadas e ciclismo.
Portuguese Trails - Caminhar ou Pedalar?
Estes trilhos oferecem oportunidades de excelência para nos envolvermos com paisagens naturais únicas, que incluem montanha, praia, planície, rio ou floresta. O planeamento do percurso começa com os mantimentos essenciais, como água e comida, que tornam a viagem bem mais fácil nas altura de maior cansaço. Fazemos-te o apanhado de algumas soluções ecológicas para colocar na mochila.
Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal

Hidratar

A hidratação deve ser regular. Deves ter em conta a tua preparação física - podes esperar que o teu corpo exija mais água caso não praticares desporto regularmente. Procura respirar pelo nariz e beber um litro de água a cada duas horas.
Beba um litro de água a cada duas horas
A utilização de uma garrafa reutilizável, opaca e com alguma resistência térmica, é essencial para que te hidrates e refresques eficazmente nas alturas de maior calor. A nossa escolha vai para a garrafa de aço de 750 mL da Bazar Bazar, que alia a durabilidade a uma boa resistência ao impacto.
Garrafa reutilizável de alumínio - Bazar Bazar
Caso opte por uma solução mais leve, flexível e barata, a Fill Forever, da EPAL, tem 500mL e é uma alternativa em PET reciclado. Contudo, esta deve ser mantida dentro da mochila para não aquecer ao sol.
Garrafa reutilizável PET - EPAL

Alimentar

A reposição de calorias é importante durante qualquer caminhada e convém não descurar a importância que um pequeno-almoço equilibrado tem. Desta forma, o equilíbrio entre hidratos de carbono e glícidos, atingido através de pão e fruta, por exemplo, é crucial para que a absorção de nutrientes se faça de forma gradual durante o exercício.
Tome o pequeno almoço e faça refeições ligeiras
Assim, evita grandes refeições, preparando pequenos snacks para recuperar forças no caminho. Para transportar uma sandes e uma peça de fruta descascada aconselhamos a 
Marmita em Bambu e Alumínio da Bazar Bazar,  que garante a sua frescura e integridade.
Marmita de Bambu e Alumínio - Bazar Bazar
Podes optar pelo invólucro biodegradável e reutilizável Bee’s Wrap da Beesweet, cuja selagem pode ser feita com o calor das mãos e durar até um ano, se devidamente cuidado. No seu fabrico são utilizados algodão e óleo de jojoba orgânicos, cera de abelha e resina de árvore.
Invólucro biodegradável e reutilizável Bee's Wrap - Beesweet

Desfrutar

Asseguradas as condições mínimas para uma caminhada sustentável, esperamos que não te desvies dos trilhos e que apenas captures a flora em fotografia. Desta forma, sugerimos que carregues completamente o telemóvel antes da viagem e, para o caso de te distraíres com as fotografias, podes sempre carregar o telemóvel com uma power bank alimentada a energia solar.
Powerbank Sephia com carregador solar

Deixe um comentário


Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos