Onde encontrar pontos de recolha de óleos usados em Lisboa?

Em Portugal, todos os anos, mais de 17 milhões de litros de óleos alimentares usados são deitados directamente nos esgotos.

Segundo a Zero, estes valores aumentam em 25% o custo de tratamento das águas residuais e acabam por representar 28 milhões de euros que poderiam ser reaproveitados em biodiesel.

Com valores destes apenas no nosso país e com 1 litro de óleo alimentar usado capaz de poluir até 1.000.000 litros de água dos nossos oceanos, o problema é sério e o impacto negativo que estes comportamentos têm nos nossos ecossistemas é incalculável. 

Para facilitar, e porque para Lisboa não encontrámos nenhum mapa interactivo, o nosso Rui passou umas horas a colocar todos os oleões e pontos de recolha de óleos alimentares usados de Lisboa num mapa intuitivo e fácil de usar. 

Mapa Interactivo de Oleões

Oleões em Lisboa

 

Esta informação foi retirada da página da Câmara Municipal de Lisboa. Os oleões estão organizados por freguesia (nas primeiras 9 camadas) e restantes Juntas na última camada de todas (na versão gratuita do Google Suite não conseguimos colocar mais categorias).

Oleões no Porto

No caso do Porto já existe esta informação disponível e colocada num mapa interactivo com todos os oleões e ecocentros da cidade. Podem visitá-lo na página da Câmara Municipal do Porto.

Importância da Reciclagem dos Óleos Usados:

Queres saber mais sobre a importância de reciclar os óleos alimentares usados? Visita este artigo que escrevemos para o blog oficial da Fátima Lopes - Simply Flow.

O que pode ser feito?

 

De todas as dicas que te deixamos no nosso artigo Simply Flow, como reutilizar o óleo alimentar fazendo sabonete líquido ou transformando-o em velas ecológicas, a melhor, para quem utiliza muito óleo em casa, acaba por ser reciclá-lo, colocando-o nos pontos de recolha disponíveis.

Com este mapa interactivo Planetiers, já não tens desculpa ;) 

Conheces algum oleão que tenha escapado ao Rui?! Diz-nos nos comentários :)

Produtos na Loja Planetiers:

 

3 comentários

  • O do Porto é bem mais interactivo :) Mas boa iniciativa

    Jorge Sousa
  • Olá Inês,

    quanto aos óleos alimentares convém remover os resíduos através dum filtro ou tendo o cuidado para não ir nenhum pedaço. Quando faço arroz (com atum como acompanhamento), tento aproveitar o óleo ou azeite no refogado, reduzindo os resíduos que produzo enquanto ganho no sabor.

    Se quiseres saber um pouco mais sobre os óleos alimentares podes ver o artigo que escrevemos para a Simply Flow:
    http://simplyflow.pt/como-proteger-o-mar-dos-nossos-oleos-alimentares-usados/

    Rui Garcia
  • Olá bom dia,
    Uma pergunta por favor. Os óleos dos produtos enlatados, como o atum em óleo vegetal ou azeite são passíveis de colocar também nesses contentores?
    Grata,
    Inês Valente

    Inês Valente

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos