Os ODS e o Dia das Nações Unidas

Neste Dia das Nações Unidas, 24 de Outubro, trazemos-te um pedaço de história para perceberes de que forma é que o conceito de desenvolvimento sustentável tem evoluído e agregado cada vez mais vozes activas de mudança.

Se os conceitos de Limites do Crescimento, "Sustainomics" e Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU não te são familiares, fica mais um pouco.

Clube de Roma e os Limites do Crescimento

Corria o ano de 1968 quando Aurelio Peccei, David Rockefeller e Alexander King criaram o Clube de Roma. Juntaram antigos e actuais estadistas de todo o mundo, representantes da ONU, cientistas e empresários para olhar o mundo de uma perspectiva global, e antecipar a sua evolução tal como os seus problemas.

Alexander King e Aurelio Peccei na Primeira Reunião do Clube de Roma

Com uma missão abstracta foram precisos 4 anos para que uma equipa do MIT, liderada por Jay Forrester, desenvolvesse um modelo computacional (World3) competente.

Este modelo calculou a interacção de 5 variáveis: crescimento populacional, produção agrícola, esgotamento de recursos não renováveis, produção industrial e poluição gerada de forma a prever o limite de crescimento humano.

Tendo vários cenários, previa em dois destes cenários o esgotamento dos recursos em cerca de 100 anos. A publicação do seus resultados no relatório não técnico “The limits of growth” vendeu mais de 16 milhões de cópias mundialmente e foi traduzido em mais de 30 línguas. O livro resistiu ao tempo e às criticas mantendo-se como um clássico pela sua mensagem:

“Men can create a society in which he can live indefinitely on earth if he imposes limits on himself and his production of material goods to achieve a state of global equilibrium with population and production in carefully selected balance.” 

Professor Mohan Munasinghe e o "Sustainomics"

O Professor Mohan Munasinghe, que integrou o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU (IPCC), desenvolveu o conceito de "Sustainomics", apresentado (formalmente) na conferência do Rio de Janeiro em 1992. 

Esta abordagem multidisciplinar foca o desenvolvimento sustentável na tríade Economia, Sociedade e Ambiente.

Esquema explicativo sobre Sustainomics - Conceito Criado por Mohan Munasinghe

O conceito e a sua aplicação em vários países e organizações valeram-lhe o Prémio Nobel da Paz para as Alterações Climáticas em 2007. Continua bastante envolvido nesta ideia defendendo a participação mais activa da sociedade e indústria no desenvolvimento sustentável para influenciar os políticos.

Em Portugal, para além de embaixador Planetiers, tem estado muito próximo de Guimarães e Porto no seu compromisso responsável como podem ver no video abaixo, filmado na Climate Change Leadership Porto 2018.

O trabalho do Professor Mohan no IPCC, originou os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio em 2000 que vieram a integrar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em 2015 da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

O que são os ODS?

Não podiamos deixar passar este Dia das Nações Unidas sem vos falarmos em ODS - Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os ODS são um compromisso mundial para criar um modelo de desenvolvimento sustentável que combate as alterações climáticas, protege o ambiente e reduz as igualdades territoriais e societais através da educação, trabalho justo e acesso generalizado a infraestruturas essenciais como água e energia.

Que ODS é que a Planetiers defende?

Como Mercado Online Sustentável, a Planetiers implementa directamente o 12º ODS, Consumo e Produção Sustentáveis, através da curadoria de produtores responsáveis e produtos sustentáveis.

Como movimento sustentável participamos em acções de sensibilização e divulgamos boas práticas regularmente no nosso blog, classificando os nossos conteúdos de acordo com o ODS com que mais se identificam.

E tu? Qual é o Objectivo do Desenvolvimento Sustentável que mais defendes? Utiliza o formulário abaixo e diz-nos qual a causa com que mais te identificas ;)

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos