A Poção Mágica para a Cosmética Natural

Já conheces a Poção Mágica? A equipa Planetiers esteve à conversa com a fundadora desta marca de biocosmética portuguesa e da qual resultou a entrevista que podes ler abaixo.

A Sandra Martins contou-nos melhor a história da sua marca, as suas motivações, o facto de defender, em primeiro lugar, a Natureza, e a grande preocupação em manter o respeito das suas produções pelo meio ambiente, com ingredientes de origem sustentável e ecológica.

Além disso, no que toca a cosmética natural, insiste em não utilizar corantes, conservantes ou aromas sintéticos. Todos os cheiros e cores que se encontram nos produtos Poção Mágica provêm de produtos naturais, como café, mel, cacau, vinho, plantas. 

sabonetes poção mágica de receitas naturais colocados em pilhas

A Sandra Martins é pós-graduada em Cosmetologia pela Faculdade de Farmácia de Lisboa e aromateraupeuta pelo IPN-Instituto Português de Naturologia.

Fizemos-lhe algumas perguntas para conhecer melhor o projeto e partilhar com todos a história por detrás da marca. Será que a Sandra partilhou connosco alguma receita? Descubram aqui em baixo ;)

1. Sempre tiveste a certeza que querias trabalhar nesta área? Fala-nos um pouco sobre o teu percurso.

De modo algum! A minha formação inicial é em Gestão de Empresas e durante cerca de 20 anos exerci a actividade de Técnica Oficial de Contas.
Há cerca de 10 anos, atingi um ponto de saturação com a minha profissão anterior e deixei de me identificar com o que fazia - eu sou uma pessoa que necessita de se identificar com o que faz.

Coincidência ou não, em 2008, no final do ano lectivo do meu filho mais velho, a escola realizou uma venda de plantas aromáticas, sempre gostei de plantas e decidi adquirir alguns exemplares. 

Uns meses depois, numa ida ao Porto, encontrei na livraria Lello um livro fantástico, onde, para além de muita informação relativa às plantas, constava também receitas para utilização das plantas nas mais variadas formas (macerações, pomadas, unguentos e até culinária).

Este é o ponto de partida para uma série de experiências cosméticas com plantas e óleos essenciais.

Fabrico de sabonete natural e artesanal

Em 2010, durante a realização de um curso de massagem ayurvédica, os meus colegas pediram-me que lhes fizesse os óleos para massagem e alguns produtos de cosmética. Percebi então que era por aqui o meu “caminho”.

Após muitas experiências e alguma formação, a Poção Mágica começa a dar os primeiros passos e em 2013 decidimos avançar com o processo de validação dos nossos produtos.

2. Qual a principal missão da Poção Mágica?

O nosso objectivo consiste em proporcionar, através da utilização dos nossos produtos, uma verdadeira experiência de união e comunhão com a natureza.

O primeiro instinto do consumidor, perante um produto de higiene e cosmética, é naturalmente sentir o aroma. Os aromas provenientes das plantas e óleos essenciais são suaves e delicados, enriquecem os produtos com as suas propriedades terapêuticas, benéficas para a pele e suaves para o olfato.

A concepção dos nossos produtos é inspirada nos processos ancestrais da cosmética natural e consiste na formulação de produtos naturais de higiene e cosmética, sem recurso ao uso de conservantes, corantes ou aromas sintéticos, utilizando apenas ingredientes naturais, preferencialmente de origem vegetal, sustentável e ecológica. Esta é a nossa missão!

Cosméticos ecológicos Poção Mágica
Por isso escolhemos produzir em pequena escala e elegemos produtos que pelas suas características não necessitam de conservantes.

Na nossa gama de produtos não encontram cremes ou loções mas óleos faciais e corporais 100% puros. No acondicionamento dispensamos as embalagens secundárias e minimizamos a utilização das embalagens de plástico, por isso os nossos sabonetes e champôs são sólidos!

Queremos desenvolver aquilo que consideramos a “verdadeira” cosmética natural. Com recurso exclusivamente a ingredientes naturais, e não apenas de origem natural, com o mínimo de transformação e impacto ambiental!

3. Quais foram os principais desafios que encontraste na expansão do projeto?

O cumprimento da legislação é o maior desafio neste tipo de actividade.  Não existe um normativo específico para a produção artesanal ou em pequena escala de PCHC (produtos cosméticos e de higiene corporal).

Sabonetes artesanais e naturais fabrico Poção mágica

Os requisitos são os mesmo para o pequeno produtor e para o grande industrial. Excepção feita ao tipo de licenciamento industrial, todas as restantes obrigações são as constantes do Regulamento CE 1223/2009 e do DL 189/2008.

Valeu-me a experiência adquirida durante a minha profissão anterior, extremamente importante para ultrapassar burocracias e organizar processos, a par da pós-graduação, na Faculdade de Farmácia de Lisboa, em Cosmetologia e da boa vontade do meu sobrinho em assumir a responsabilidade técnica.

Comercializamos sempre os melhores produtos na nossa loja Planetiers, todos os nossos produtos de cosmética têm de cumprir todas as legislações, e damos sempre muito valor às marcas e ao trabalho feito até chegar ao consumidor final.

Gostaram de conhecer a marca de cosméticos naturais Poção Mágica? Se ainda ganhaste mais curiosidade sobre esta marca, encontra todos os seus produtos aqui.

PRODUTOS NA LOJA PLANETIERS 

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos


Artigos Relacionados

Pack Cosméticos Naturais Dia da Mãe - Musa Natural Cosmetics
Pack Cosméticos Naturais Dia da Mãe - Musa Natural Cosmetics
Estás à procura de uma prenda eco-friendly, original e útil para a tua mãe? Não percas mais tempo! O
Ler Mais
Como Pode um Detergente Ecológico
Como Pode um Detergente Ecológico "Limpar" os Oceanos.
Os teus detergentes estão a poluir os oceanos? A EcoXperience ajuda-te a mudar para produtos ecológi
Ler Mais