E se neste Natal dermos uma segunda oportunidade à nossa roupa?

Pois bem, parece que a altura de maior consumismo do ano está aí. O Natal é uma época que praticamente todas as pessoas gostam, pelo espírito de harmonia, amor, família, convívio, e muitas prendas!

Muitas vezes o consumismo invade os nossos pensamentos, e queremos sempre dar uma prenda aqueles que nos são mais próximos.

Neste artigo vamos tentar convencer-te de que a roupa perfeita para ofereceres este Natal pode muito bem estar numa loja de segunda mão. Mas porquê?

A indústria têxtil é uma das mais poluentes do nosso planeta, e com cada tendência que aparece, surge também o fluxo de compras gigante por aqueles que querem estar sempre actualizados, vestindo sempre a última "peça da moda".

Fora de Portugal são várias as lojas que vendem roupa em segunda mão e este tipo de lojas é cada vez mais comum na sociedade - muitas delas têm peças de marcas reconhecidas e onde conseguimos encontrar facilmente aquela peça vintage que contamina o nosso feed de instagram e que dificilmente seria encontrável.

Damos o exemplo da Beacon’s closet, uma marca americana muito conhecida na área de moda em segunda mão e que reaproveita as roupas da melhor forma, opta por práticas comercias éticas e mais sustentáveis.

Por Portugal também existem algumas lojas de roupa em segunda mão: apesar de ainda não termos a mesma escala que lá fora, a verdade é que a moda também merece uma segunda oportunidade, não? 😉

Em Lisboa

Loja Baú- nesta loja, localizada em Campo de Ourique, podes encontrar peças de roupa em segunda mão a preços acessíveis e com peças em muito bom estado. O mais interessante disto, é que uma percentagem de vendas reverte para bolsas de estudo, através do Movimento Rotário. Visita-a aqui.

A Outra Face Da Lua- Talvez a loja mais conhecida pela cidade, localizada no centro da baixa pombalina (Rua da Assunção). Uma loja irreverente, com várias peças já usadas e com um toque vintage que pode fazer a diferença no teus próximos "outfits" :) Nesta loja em segunda mão encontras ainda o espaço ideal para tomar um café, com um lounge dentro da loja. Descobre-a aqui.

Troca Moda- Uma loja que também tem boas marcas, em óptimo estado e sempre em conta… Mais do que roupa, também vendem acessórios, seja de tendências actuais como mais contemporâneas.Visita-a aqui

Associação Humana- A roupa vendida nesta loja em segunda mão é recolhida em contentores, protegendo o meio ambiente e lutando contra o desperdício. É socialmente responsável e ecológica, tentando sempre reaproveitar a roupa da melhor forma. Está localizada por vários sítios da capital. Sabe mais aqui 

Mas calma, não desesperes temos mais lojas para ti em Lisboa e com marcas bastante conhecidas. Valentino, Prada, Gucci, muito charme mesmo sendo peças já usadas, vale a pena estreitar a Addicta Lx e a Du Chic à Vendre. O luxo continua o mesmo, mesmo que este seja em segunda mão.

Roupas em segunda mão sugestões de natal

No Porto

Mon Pére- No coração da cidade, nesta loja de roupa usada podes encontrar de tudo, além do ambiente fantástico que remete para diferentes épocas. É uma verdadeira viagem no tempo, com peças em muito bom estado e super diferentes. Visita-a aqui 

La Petite Coquette- Encontrar artigos em segunda mão e de luxo? É aqui! Provavelmente a loja mais luxuosa e com peças usadas a preços acessíveis. O espaço é muito acolhedor, privado e com um atendimento muito pessoal. Sabe mais aqui

Rock Chock Vintage- Peças vintage e com muita personalidade que estão em bom estado e com bons preços. Descobre-a aqui

No porto também deixamos uma outra sugestão: uma feira de produtos usados bastante conhecida que se chama Flea market, onde é possível encontrares prendas de natal diferentes e originais para a tua família e amigos.

Após estas dicas também podemos dar uma sugestão para quem mora perto de Leiria, a loja Paradoxo, onde também encontras peças usadas e com preços acessíveis.

Mas não é só isto... Não queremos deixar escapar mais novidades do mundo da moda... 

Se procuras uma loja de roupa em segunda mão na net, este novo site pode ser a resposta. O Micolet, que inclui marcas muito conhecidas a nível mundial, dedica-se apenas à venda online de roupa em segunda mão para senhora, com preços "escandalosamente" baratos e peças utilizadas reutilizadas - algumas delas vestidas anteriormente por figuras públicas portuguesas, encontrando-se no site peças da blogger Pipoca mais doce, da atriz Sofia Ribeiro ou Olívia Ortiz.

Na decoração também já se fala muito na reutilização e restauração da mobília antiga lá de casa - uma cadeira, um sofá, uma mesa, seja o que for.

É o exemplo de loja da “Kierrätyskeskus” na Finlândia que surpreende com as peças que põe à venda depois de as restaurar, combatendo o desperdício.

Mobília, electrodomésticos, roupa, brinquedos, livros... todos merecem uma segunda oportunidade de serem novamente utilizados.

Esta é uma forma fácil de contribuir para o não desperdício, pensando sempre primeiro na possibilidade de reutilizar, reparar ou restaurar e tirando o "comprar novo" da nossa lista de prioridades - na indústria da moda, por exemplo, usar uma peça de roupa por mais 9 meses reduz a pegada de carbono, resíduos e energia entre 20 a 30%.

Se de facto, comprar em segunda mão é algo que repudias, opta por marcas que apostam em tecidos mais sustentáveis e amigos do ambiente, práticas éticas e saudáveis que tentam minimizar os grandes problemas da indústria têxtil

Exemplos? Umas sandálias feitas a partir de plásticos dos oceanos, uma mochila de plásticos reciclados, malas e calçado de cortiça, um par de óculos de sol de bambu ou roupas com tecidos orgânicos e biológicos, entre outras alternativas que contribuem para uma menor pegada ecológica e reduzem o impacto que estamos a "vestir" ao planeta.

A escolha de roupas já usadas passa por uma atitude que valoriza os recursos naturais, promove a fraternidade com o planeta e mostra que não é por ser em segunda mão que se considera automaticamente lixo.

“ Não te esqueças, o baú de uns pode ser o armário de outros.”

Nos dias de hoje a ideia de comprar roupas usadas já não é um “tabu”, se é que lhe podemos chamar isso…Ter consciência na altura de comprar é bastante importante e nesta altura natalícia é cada vez mais essencial optar por consumir com consciência.

Prendas ecológicas para o natal

Atualmente a moda também tem tido algumas mudanças e o que é “velho” agora passa a ser tendência. A mistura de tecidos, mistura de roupas diferentes, o trazer de volta peças dos anos 80, 70, todas estas estão na moda!

Este Natal opta por algo diferente, procura roupas em segunda mão ou escolhe uma moda mais sustentável. O nosso planeta agradece! 😍

Encontra as nossas sugestões de prendas sustentáveis para este natal!

Conheces mais lojas, feiras ou locais de venda e troca de roupa em segunda mão? Partilha connosco nos comentários quais conheces e que deveriam estar presentes neste artigo!

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos