Desafios Urbanos na Europa - Da Teoria à Prática.

A Planetiers esteve presente no workshop organizado pela JPI Urban Europe nos dias 11 e 12 de Setembro que juntou municípios, investigadores e empreendedores em torno dos desafios urbanos.

O primeiro dia deu a conhecer o trabalho de Cascais desenvolveu na sustentabilidade urbana com uma visita ao piloto europeu Waste4Think que introduziu o sistema PAYT (“Pay as you throw”) em Carvavelos.

O PAYT é um método mais justo que promove a redução da fração indiferenciada de resíduos por cidadão premiando aqueles que compostam, reciclam e produzem menos resíduos.

Lembra-te que Portugal comprometeu-se a subir a taxa de reciclagem de 30% para 50% até 2020 e o sistema PAYT pode fazer parte da solução testada em Guimarães com sucesso.

Seguiu-se uma visita ao trilho da Ribeira das Vinhas e ao mercado que requalificaram nesta zona, de forma mais natural, transformando o leito do rio numa zona de lazer.

O dia terminou com uma visita à DNA Cascais para ver em detalhe as soluções urbanísticas de requalificação, seguindo-se de seguida um jantar de convívio.

JPI Urban Europe - DNA Cascais

Conhecidas algumas boas práticas, o segundo dia começou com a apresentação dos programas europeus (Horizonte 2020) que permitiram a concretização de alguns projectos resultantes das dinâmicas de grupo.

Interagir com grupos heterogéneos, tanto em nacionalidade como em área de atuação, foi bastante enriquecedor, permitindo aliar a flexibilidade das startups ao método e experiência acumulada dos municípios.

Grupo de participantes no JPI Urban Europe

Apresentamos algumas dos decisores que nos acompanharam no workshop que podem fazer a diferença na resolução dos desafios urbanos.

Bundesvereinigung Nachhaltigkeit

Apesar do nome em alemão ( Bundesvereinigung Nachhaltigkeit ) poder assustar, o Martin Wittau representa uma ONG apartidária que procura fazer lóbi junto dos decisores políticos para defender a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Esquema colorido dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável

Com pragmatismo desconstruíram a agenda dos ODS trabalhando no estabelecimento de parcerias e instituições mais justas, inicialmente para atingir as restantes. 

Por aquilo que já fizeram configuram a maior aproximação palpável ao 17º Objectivo de Desenvolvimento Sustentável.

A sustentabilidade precisa de um lobby.

Boreal Light

O Ali-Al-Hakim apresentou a Boreal Lightque produz unidades de dessalinização com recurso a painéis fotovoltaicos e membranas que pode dar esperança a muitos países em desenvolvimento.

Estas unidades produzem 2 mil litros de água potável por hora a um preço bastante acessível (1 dólar por 20 litros em vez dos atuais 4 dólares).

UBIWhere

O Diogo Correia apresentou um vasto portefólio da UBIWhere, dos quais destacamos a bike emotion, que oferece uma solução "chave na mão" de bicicletas partilhadas que contribui para a mobilidade suave e melhora a qualidade do ar nas cidades.

ICE Gateway

O Tudor Mircea apresentou a ICE Gateway, que oferece suporte para digitalizar cidades através de IaaS (Infrastructure as a Service) que inclui desde os sensores às aplicações finais.

Entre as várias soluções integram iluminação, controlo de tráfego, logística, interoperacionalidade com outras aplicações, seguindo as melhores práticas de cibersegurança que podem tornar as cidades mais inteligentes, habitáveis e seguras.

Youenergy

O Diogo Moreira apresentou a Younergy que instala soluções fotovoltaicas de microgeração e autoconsumo em residências e escolas com formas de financiamento mais acessíveis para os consumidores.

Vê aqui as fotos do workshop “Bridging the gap between research and practice: how to more successfully involve entrepreneurs in the implementation process?”.

Planetiers @ JPI Urban Workshop

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos