I-Danha Food Lab - BGI & Idanha-a-Nova

A Planetiers esteve presente nos dias 22 e 23 de Maio no 1º bootcamp do I-Danha Food Lab em Idanha-a-Nova. Esta é a 2ª edição deste programa de aceleração, desenvolvido pelo CMCD, Município de Idanha-a-Nova e pela Building Global Innovators (BGI).

Idanha-a-Nova - Cidade Criativa da Música - UNESCO

i-Danha Food Lab

O primeiro dia começou com o Gonçalo Amorim a explicar de que forma a BGI, aceleradora com 7 anos de experiência na transferência de tecnologia, pretendia contribuir para a afirmação de Idanha-a-Nova como referência no sector agro-alimentar com base sustentável.

A Sofia Fernandes apresentou em detalhe o programa de aceleração e concretizou algumas dicas importantes para a apresentação das startups.

i-Danha Food Lab - Green Valley
Seguiu-se um pequeno espaço para apresentação das startups, onde a Mary apresentou a sua ideia para a LabMov, a Ana a sua produção de mirtilos biológicos por enxertia, na cooperativa Panóplia Azul com outros 8 jovens agricultores, o João o desenvolvimento de um sistema de estufas inteligentes para agricultura urbana na GroLab, o Arlindo a produção de carne de vaca biológica com o método “Eat Wild” na Nature Fields, o João o desenvolvimento de soluções de aquaponia na Fish n’ Greens e o Pedro apresentou a nossa Planetiers.

Nature Fields - Carne de Vaca Biológica - Eat Wild

O presidente do Município de Idanha-a-Nova, o Eng. Armindo Jacinto, explicou como está a reverter a desertificação e a fixar jovens talentos na região. O passo mais recente passa por cimentar a região que tem a aldeia mais portuguesa, Monsanto, como o próximo Green Valley, fomentando uma sinergia entre a Agricultura e o Digital.

Eng. Armindo Jacinto - Idanha-a-Nova - Green Valley

Esta medida segue-se a uma consolidação do património histórico e cultural da cidade como integrante da rede de cidades criativas da UNESCO, que preserva a musicalidade do adufe e se reinventa num dos maiores festivais de música electrónica de Portugal, o Festival Boom, que é uma referência na sustentabilidade em eventos.

O património natural é igualmente valorizado, seja na biodiversidade, onde se encontram águias imperiais ibéricas e veados, como na geodiversidade, com fósseis e minas de ouro, que convidam a várias caminhadas.

Idanha-a-Velha - Monsanto - Caminhadas - Biodiversidade - Geodiversidade - Rota das Aldeias Históricas

"Green Valley" - Idanha-a-Nova

O segundo dia começou com a especialista Karen Karp, que apresentou alguns casos de como valorizar os recursos endógenos das regiões no sector agroalimentar, com uma experiência de 25 anos.

Food as Discovery - Karen Karp

Entre vários projectos mais técnicos o destaque recaiu sobre o programa educacional “Food as Discovery”, no qual se sensibilizou as crianças para uma alimentação saudável, dando uma experiência prática sobre a origem, preparação da comida e agricultura. O testemunho deste pai sobre este programa é por si só revelador:

“Thank you. I always have to fight with my daughter over what she can eat when we go out somewhere fun, and now here, I don’t have to. It’s all good. And she likes it!”

A parte da tarde foi reservada para visitar o laboratório e incubadora de Idanha-a-Nova que pela proximidade aos “Sabores de Idanha” mereceu uma paragem para trazer um queijo curado.

A visita técnica terminou com a ida à cultura de mirtilos por enxertia da Panóplia Azul, do qual os participantes trouxeram um brinde, e, por fim, à Sementes Vivas, que produz sementes biológicas segundo um método que respeita o ciclo de bioregeneração integrada da fauna e da flora na agricultura biodinâmica.

Plantação de Mirtilos - Panóplia Azul - Ana Oliveira

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos


Artigos Relacionados

Novidade: Removedor de Verniz Sem Acetona - Queenie Cosmetics
Novidade: Removedor de Verniz Sem Acetona - Queenie Cosmetics
Queres um removedor de verniz sem acetona, vegan e cruelty free? O da Queenie Cosmetics é uma excele
Ler Mais
Dia do Pai: Sugestões de Prendas Sustentáveis.
Dia do Pai: Sugestões de Prendas Sustentáveis.
Está quase aí o dia que se dedica aos pais, à figura familiar paterna. Nesta data muitos de nós quer
Ler Mais
Dicas Para um Carnaval 2019 Zero Waste
Dicas Para um Carnaval 2019 Zero Waste
Neste artigo deixamos algumas dicas para que o teu Carnaval seja mais consciente e económico. Desde
Ler Mais