Hortas Urbanas - Da Agricultura Biológica à Responsabilidade Social

Fruto de uma preocupação crescente com o ambiente, tem sido fomentado, de forma sistemática, a reintrodução de espaços verdes nas cidades. Estas medidas procuram suavizar os efeitos da poluição no ar (temperatura e gases) e na água das cidades e promover o bem-estar físico e psicológico dos habitantes.

Aliada a esta preocupação, a sensibilização para uma alimentação saudável induz uma procura por alimentos de origem biológica que, por si só, justifica o aumento de área agrícola biológica na União Europeia de 5M para 11M de hectares, de 2002 para 2015.

Área agrícola biológica na União Europeia por região

Agricultura Biológica

Em Portugal, a área afecta à agricultura biológica é inferior a 2,5%, pelo que a dificuldade no acesso a produtos biológicos, pela oferta, preço ou informação, motiva a adopção de soluções práticas e acessíveis - como é o caso das hortas urbanas.

As hortas urbanas apresentam-se como uma solução simultaneamente sustentável - aliando a valorização ambiental de espaços como coberturas, varandas ou fachadas, capturando carbono e água da chuva - e funcional, ao permitir o cultivo de pequenas culturas como alface, tomate, ervas aromáticas ou frutos vermelhos (entre outras).

Hortas Urbanas e Agricultura Biológica

Hortas Urbanas

Os desafios detectados pelos criadores da startup luso-brasileira Noocity para a disseminação da agricultura urbana são o espaço, o tempo e o conhecimento. Para resolver estes desafios desenvolveram um sistema modular que acompanham com manuais de cultivo e instruções de rega, controlo de pragas e manutenção.

A base do seu sistema de sub-irrigação combina uma manta geotêxtil reciclável, resistente e impermeável com argila expandida que funciona por capilaridade, reduzindo o consumo de água até 80% e apresentando uma autonomia máxima de 3 semanas.

Horta Urbana Growbed Noocity

Adubagem

A reposição de nutrientes orgânicos e inorgânicos é essencial para garantir um melhor rendimento das culturas. Uma das vantagens do sistema GrowBed é o de permitir o acesso a oxigénio pelas raízes no sistema de sub-irrigação cuja argila expandida não precisa de ser mudada - poupando-te esforço e tempo de manutenção.

Quanto ao substrato, que fornece os nutrientes de base essenciais, precisa de ser reposto antes de iniciar um novo ciclo de cultivo. A reposição nutricional do substrato pode ser feita por adubagem orgânica de rápida absorção, se líquido, ou lenta se encapsulado.

Adubos orgânicos - OKPlants - Matéria vegetal para agricultura urbana e biológica

Compostar

Se quiseres contribuir para a redução de resíduos domésticos orgânicos podes produzir o teu próprio adubo por compostagem - um forma fácil e barata de manteres a qualidade do solo da tua horta urbana.

Desta forma contribuis para a meta com a qual Portugal se impôs de reciclar 50% destes resíduos (ainda vamos em 30%) evitando que os mesmos acabem aterrados ou incinerados. Se estiveres numa grande cidade podes receber formação gratuita sobre compostagem doméstica e habilitar-te a um compostor gratuito (pex. Lisboa ou Porto). Caso contrário podes encontrar aqui o teu compostor doméstico.

Guia Prático Compostagem - Lisboa a Compostar - Lisboa Capital Europeia Verde 2020

PRODUTOS NA LOJA PLANETIERS:

Caso queiras saber mais sobre Como Podes Fazer a Tua Horta em Casa dá uma vista de olhos pelo artigo que escrevemos para o Simply Flow, Blog Oficial da nossa Embaixadora Fátima Lopes.

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos