Como Organizar a tua Festa Sustentável sem Plástico Descartável?

Se são muitas as pessoas que se dizem defensoras do planeta, assumindo-se mesmo como anti-plástico descartável, são também muitas as que em festas de aniversário ou eventos em casa acabam por usar a desculpa: “Para tanta gente, tive mesmo de usar plástico descartável”.

É impressionante a quantidade de plástico descartável que ainda se encontra em festas de aniversário, encontros familiares, festivais de verão ou eventos de empresa: copos e pratos plásticos descartáveis, talheres de plástico, taças, palhinhas e até travessas descartáveis.

E, apesar de as alternativas ao plástico já serem muitas e nada discretas, as soluções mais lógicas e convenientes acabam por não ser, de facto, as melhores: em algumas festas infantis, por exemplo, ainda se veem aqueles pratos ou copos descartáveis de papel comuns que, na maioria dos casos, contêm películas plásticas que os tornam, ao contrário dos plásticos descartáveis comuns, impossíveis de reciclar.

Criança em festa repleta de plásticos descartáveis e não reciclados

Esta mentalidade descartável que fomos ganhando – muito promovida pelo quão cómodo e acessível é comprar e encontrar estes produtos plásticos – transformou-nos e fez-nos dependentes destes descartáveis quando pensamos em organizar os nossos eventos e as nossas festas. Contudo, há muitas opções para além desta. ;)

Como posso tornar a minha festa sustentável e livre de descartáveis?

Apesar de os descartáveis plásticos parecerem a opção mais lógica e apetecível, as alternativas existem e vieram para ficar. Aqui encontras várias opções reutilizáveis e biodegradáveis para as tuas festas e os teus eventos.

Alternativas aos Copos Plásticos Descartáveis

Não há dúvida de que este é um dos plásticos mais usados em eventos: seja em festas de miúdos ou graúdos, não há festa que não precise deles, ou em que o copo não seja de extrema utilidade.

Copos Reutilizáveis e personalizados para eventos de empresas e festas

A melhor alternativa a este descartável acaba por ser a dos copos reutilizáveis: se por um lado podes aproveitar os que já tens por casa, por outro podes também investir em copos ecológicos para eventos, leves, divertidos e que durem com o tempo (reutilizáveis por vários anos e várias festas sustentáveis).

Em muitos casos, estes copos reutilizáveis podem ainda ser personalizados a teu gosto – muito utilizados por eventos de empresa - dando um novo pormenor às tuas festas de aniversário sustentáveis e eventos que dificilmente será esquecido.

Se esta solução não serve o teu caso, podes ainda optar por copos compostáveis, que os teus convidados podem colocar diretamente no teu compostor doméstico.

Apesar de continuares a gerar resíduos desnecessários, esta é uma alternativa mais sustentável aos copos plásticos descartáveis (para além de uma solução cómoda, estes copos compostáveis ainda te ajudam a gerar composto capaz de fertilizar o teu jardim ou horta urbana).

Caso queiras dar um tema sustentável à festa e inspirar a sério quem te visita, podes ainda pedir aos teus convidados que tragam o seu próprio copo ou ofereceres-lhes uma garrafa de água reutilizável que podem levar depois e reutilizar nas suas rotinas – as que te recomendamos são acessíveis e têm a vantagem de manterem os custos de envio estáveis, seja uma encomenda de 1 ou 50 garrafas reutilizáveis.

Alternativas às Palhinhas Plásticas Descartáveis

Conheces a frase “4 minutos na tua boca, 400 anos no oceano.”? Apesar das várias formas de como podemos utilizar estes produtos, as palhinhas de plástico acabam por ser um dos descartáveis mais desnecessários de sempre.

Por serem um artigo acessível e muito mediático, com imagens realmente assustadoras e consequências diretas nas espécies marinhas, as soluções não tardaram em surgir, sendo cada vez mais os projetos dedicados a este resíduo.

Mulher a segurar com a mão palhinhas reutilizáveis de bambu

Se recusá-las não é opção na tua festa sustentável, opta pelas alternativas às palhinhas plásticas: algumas das alternativas são palhinhas ecológicas que acabam por ser tão cómodas e acessíveis quanto as plásticas comuns.

A melhor sugestão que te podemos dar são as palhinhas reutilizáveis: nesta categoria encontras palhinhas para todos os gostos e feitios, desde palhinhas de bambu e pirex até palhinhas reutilizáveis de aço inoxidável (muitas destas soluções vêm com um escovilhão para facilitar a limpeza).

Outra opção divertida (contudo descartável) são as palhinhas biodegradáveis e até comestíveis com vários aromas ou, para festas sustentáveis infantis em que a saúde é uma prioridade, palhinhas comestíveis sem açúcar.

Estas são soluções cool e que dão um toque tão especial quanto sustentável à tua festa e ao teu evento – se, para já, ainda não consegues recusá-las, garante que tomas a melhor decisão na escolha das alternativas ecológicas às palhinhas plásticas.

Alternativas aos Pratos Plásticos Descartáveis

No que toca a substitutos do plástico descartável, a melhor resposta será sempre os reutilizáveis – seja utilizando os que já tens em casa, seja investindo em novos mais cómodos mas que possas usar várias vezes, não há melhor sugestão do que esta (podes mesmo recorrer a empresas que fazem aluguer de pratos e talheres para eventos).

Enquanto não temos no nosso mercado de produtos sustentáveis uma boa alternativa reutilizável aos pratos plásticos descartáveis, podemos sugerir-te agora os pratos biodegradáveis de farelo de trigo (totalmente compostáveis em 30 dias).

Uma salada de tomate e alface numa torre de pratos biodegradáveis de farelo de trigo

Mas, tendo em conta toda a produção, serão realmente uma melhor opção? Um estudo feito pela The Independent Polish Institute confirmou que, enquanto 1 kg de poliestireno usado em pratos e copos plásticos descartáveis gera no total 8,5 kg de Co2, estes pratos comestíveis de farelo de trigo  geram cerca de 1,3 Kg de Co2 (considerando todo o processo de cultivo, transporte, processamento e utilização dos pratos).

Outra alternativa aos pratos plásticos em eventos são os pratos compostáveis feitos de bagaço da cana-de-açúcar: para além de estes pratos terem um grande foco no uso de energias renováveis durante a produção, têm a vantagem de poder ser colocados diretamente no compostor domésticojuntamente com o teu lixo orgânico – dessa forma, consegues gerar composto que mantêm fértil o teu jardim e ajuda a tua horta urbana a ser muito mais produtiva.

Mas basta substituir os plásticos descartáveis?

Apesar de ser uma das partes mais visíveis das festas e dos eventos, há algumas outras coisas que podes fazer para os tornares ainda mais sustentáveis.

  • Convite

Se dás valor ao convite enquanto objeto e não consegues deixá-lo de parte, opta por fazer o teu, utilizando materiais alternativos ao plástico, reciclados ou reutilizados – no caso de festas infantis, acaba por ser um hobby divertido à volta do qual podes reunir a família e ter um momento criativo como não têm há algum tempo.

Contudo, se quiseres ser ainda mais sustentável, cria o teu convite eletrónico personalizado – podes continuar a  aplicar a tua criatividade e a espalhar magia, sem desperdiçar quaisquer resíduos ou materiais desnecessários.

Decoração Do It Yourself Para festas de aniversário e eventos

  • Decoração

Outra parte importante de qualquer festa é a decoração. Esquece os acessórios plásticos, os papéis de parede brilhantes, os confettis de plástico ou os balões – apesar de parecerem divertidos, nenhum deles é reciclável e acabam por ser tão dispensáveis quanto prejudiciais.

Neste ponto tens de medir bem o tempo de “divertimento” que proporcionam e o tempo de decomposição que têm no meio ambiente: para muitos destes materiais, os tempos de decomposição estão muito acima dos 100, 200 ou 500 anos.

Deixamos-te duas propostas: ou investir em decoração que irás utilizar durante vários anos em várias festas e eventos, ou aproveitar para desenvolver as tuas técnicas de trabalho manual, criando a própria decoração para a tua festa sustentável – são muitos os tutoriais e as ideias que encontras online e que podem realmente marcar a diferença na tua festa.

Rapariga a cozinhar espetadas de vegetais para uma festa sustentável

  • Alimentação

E alimentação, conseguimos torná-la mais sustentável? Claro que sim. Há uma data de dicas que te podemos dar, desde reduzir a quantidade de alimentos de origem animal, dar prioridade a vegetais e, se possível, optar por produtos biológicos, locais e sazonais ;)

  • Resíduos

É ainda importante tratar os resíduos da melhor forma. Quanto aos copos e pratos biodegradáveis, basta colocá-los no lixo comum; deves colocar os compostáveis no compostor de tua casa ou comprometer-te a levá-los ao centro de compostagem mais próximo; para os recicláveis, opta por ter um ecoponto ideal para eventos; os reutilizáveis, deves lavá-los e condicioná-los da melhor forma, para que durem e durem e durem e, quem sabe, durem ainda mais um pouco, por muitos eventos e várias festas em casa.

Faltou-nos alguma dica? Diz-nos nos comentários o que achaste deste artigo e o que já fazes nas tuas festas sustentáveis para evitar ao máximo os descartáveis plásticos. 🙏🌍

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos


Artigos Relacionados

A Beesweet Conta-te Tudo Sobre a Importância das Abelhas
A Beesweet Conta-te Tudo Sobre a Importância das Abelhas
A Beesweet comemora o Dia Mundial das Abelhas e diz-te tudo o que precisas de saber para salvar esta
Ler Mais
Novidade - Chocolate Negro 72% Cacau - Amor de Chocolate
Novidade - Chocolate Negro 72% Cacau - Amor de Chocolate
Já provaste chocolate sustentável? Conhece os benefícios do Chocolate Negro 72% Cacau da Amor de Cho
Ler Mais
Moda Sustentável com Borras de Café: Conhece Agora a BeKoffee!
Moda Sustentável com Borras de Café: Conhece Agora a BeKoffee!
Já conheces a BeKoffee? Descobre os teus novos artigos de bijuteria sustentáveis feitos de borras de
Ler Mais