Eventos ecológicos sem plástico? Sim, é possível! 🙏

Há muito tempo que organizar um evento é sinónimo de comprar, e, muitas vezes, pelo preço aparentemente mais baixo, optamos por produtos descartáveis.

A verdade é que muitos de nós, na hora de comprar, nem chegam a pensar no ciclo de vida reduzido destes produtos e no quanto pouparíamos caso optássemos por materiais mais resistentes e duradouros.

Felizmente, hoje em dia, o tema dos festivais sem plásticos já está nas bocas do mundo.

As previsões apontam para que em 2050 hajam mais plásticos nos nossos mares do que peixes! Assustador, não?

Pois é...vamos por os pontos nos i’s! Se todos reduzirmos a nossa parte, será muito mais fácil contrariar estes estudos.

Festivais

Neste último ano, tem se falando muito em grandes eventos que apostam em copos reutilizáveis e novas formas de reduzir o lixo.

Estas mudanças passam apenas pelos copos reutilizáveis, mas também por mais pontos de recolha de lixo, locais mais acessíveis para bicicletas, usar embalagens biodegradáveis, promover a presença de marcas mais sustentáveis nos locais, brindes ecológicos, vídeos de incentivo ambiental e ecopontos móveis.

São vários os festivais em Portugal que optam por ser mais conscientes e, como tal, alertar todos os seus festivaleiros que está na hora de mudar comportamentos. Exemplos célebres este ano foram o Boom Festival, Bons Sons, Meo Marés Vivas, Nos Alive, Rock In Rio 2018 (de arte, cultura e ecologia), Vodafone Paredes de Coura, Festival Panda, entre muitos outros. 

Alguns destes festivais optaram até por formas originais e diferenciadoras, como casas de banho compostáveis, com estruturas de bambu em vez de aço. No caso do Boom Festival, em Idanha-a-Nova, são reservados 300 mil euros para gastar em projectos ambientais, o que lhes tem valido reconhecimento internacional ano após ano (revista Visão). 

O Festival Nos Alive também conta com edições cada vez mais verdes. O uso de carros eléctricos por parte da organização e produção de mesas com materiais reciclados na zona de restauração, são alguns dos exemplos com mais impacto e criatividade na área ambiental. 

Mesas recicladas no Nos Alive

Outro exemplo, é o Festival Andanças, no Alentejo, onde se leva muito a sério o fim do desperdício, com uma política activa de comprar produtos da região, valorizando o comércio local, prezar do uso da água da torneira, compostagem, entre muitas outras iniciativas. 

A verdade é que podíamos dar muitos mais bons exemplos de eventos que se preocupam com o nosso planeta, sentimos que esta mudança está cada vez mais presente nas organizações. Concordas? 😉

festival de juventude sustentável

Casamentos

Foi notícia há pouco tempo, um casal que apostou num casamento mais eco friendly.

Além disso a princesa Eugenie (filha dos duques de York) revelou que o seu casamento foi pensado para que não houvesse plástico

Parece que já é uma ideia de muitos casais reduzir no impacto do plástico, na altura de "dar o nó".

Copos, pratos, palhinhas, brindes, decoração, são tantas as opções que podemos adotar para que, tal como o que ali se celebra, o evento em si também seja sustentável.

Acreditem! É possível… Usar e reutilizar objetos e dar uma nova vida, para conseguir decorar uma festa de casamento.

brindes de casamentos sustentáveis

Eventos sustentáveis

O que são eventos sustentáveis afinal?

São eventos que interligam a sustentabilidade ambientalsocialeconómica num só. E que envolvem uma mudança de comportamento, tanto na sua organização como nos participantes.

Mas atenção, que a ideia de que um evento sustentável não é bonito, atraente ou barato, é mentira! Há varias formas de o pôr em prática. Vejamos algumas:

A primeira passa por não usar nenhum tipo de convite em papel. Se nos dias de hoje a tecnologia está presente em todo o lado, porque não apostar num convite electrónico via email ou redes socais? ;)

Outra opção passa por comprometer os participantes com o conceito e passar a mensagem. Pondera locais próximos para dormida e concerto ou em alternativa aluga um autocarro para o transporte. Desta forma evitas os engarrafamentos e tornas a viagem muito mais interessante para os participantes.  

Se mesmo assim estás sem ideias (ou tempo) para tornar o teu evento sustentável, procura empresas ligadas à sustentabilidade para algum tipo de parceria, ideias e artigos que se possam adaptar ao evento.

A iluminação também é um ponto importante, usar luzes LED e evitar ao máximo geradores - estes são alimentados a combustíveis fósseis com emissões de Co2 tão prejudiciais como desnecessárias.

Oferece produtos que sejam reciclados ou reutilizáveis - como garrafas ou sacos, entre outros - evitando artigos descartáveis que se tornam resíduos logo após a primeira utilização.

Todos os eventos podem usar também decoração alternativa, adaptada e reciclada, basta procurar ideias ou pessoas que nos possam ajudar nesta atitude ecologicamente mais consciente.

Seja qual for o evento, chá de bebé, aniversários, batizados, festas de empresa, Halloween, Natal, Ano Novo, todos podem ser adaptados e mais amigos do ambiente -  desta forma consegues contribuir para um planeta mais saudável e digno para todos

Por fim, queremos deixar um resumo e uma lista de pequenos gestos que podes tomar quando fores a um evento: 

  1. Leva os teus próprios utensílios, garrafas, copos, talheres... 
  2. Dispensa papéis, cartões, informações que podem ser ditas verbalmente ou podes tirar fotografia com o teu telemóvel daquilo que realmente te interessa. 
  3. Usa sacos de pano.
  4. Caso seja dado algum brinde de plástico, alguma embalagem que seja possível reciclar e queiras muito experimentar... pensa, se aceitares, podes reciclá-la ou reutilizá-la, usa a tua imaginação!
  5. Se queres perceber se, e quais, são as ações que o evento tem na área da sustentabilidade, procura essa informação, se por um lado ganhas ideias para eventos futuros, por outro, ficas a conhecê-las e comprometes-te a segui-las. 
  6. Recusa bebidas com palhinhas.
  7. Por último, este ponto já não seria necessário enumerar em 2018, mas... todo o lixo deve ser reciclado e deixar o local limpo, se todos pensarmos assim é tão mais fácil! 

Ainda tens dúvidas que podes fazer a diferença na tua festa ou evento?Na Planetiers podemos ajudar-te. Encontra os nossos produtos em Eventos Sustentáveis ou deixa-nos a tua mensagem para te podermos ajudar.

Sabemos que juntos somos mais fortes! 🙂

PRODUTOS DA LOJA PLANETIERS

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos