Turismo Sustentável no Centro de Lisboa? - Entrevista ao Neya Hotel

Porque o turismo sustentável não precisa de se reduzir apenas ao ecoturismo, hoje trazemos-te um dos exemplos mais premiados e conhecidos da capital portuguesa.

Desafiados pela Planetiers, a Ana Pimentel e o João Costa da ShARE-UP aceitaram o desafio de perceber o que faz de um hotel realmente sustentável e se é possível a um hotel fazer por cumprir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável sem comprometer a sua viabilidade económica.

O hotel escolhido foi o NEYA Lisbon Hotel - um exemplo no mundo do turismo, com um conceito muito claro e uma mentalidade ecológica presente em todas as decisões da empresa. Eis a entrevista: 

Breve História do Hotel

O NEYA Lisboa Hotel, localizado na Estefânia, em Lisboa, foi inaugurado em Setembro de 2011, coincidindo com o Ano Internacional das Florestas e foi projectado desde raiz para ser um hotel sustentável.

Na construção do hotel, procedeu-se à reabilitação de um edifício degradado em detrimento da sua demolição e optou-se pelas melhores técnicas de construção térmico e acústico, e materiais e soluções de eficiência energética, como por exemplo, a forte aposta no isolamento.

A exploração do hotel funciona de acordo com o conceito de Sustentabilidade, consolidado pela implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança, certificado pelas Normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, entre outras certificações de sustentabilidade na Hotelaria.

O NEYA Lisboa Hotel é o primeiro hotel da cadeia NEYA Hotels, tem 76 quartos, dos quais 5 são suites, 4 salas de eventos, um restaurante (Viva Lisboa) e um SPA. 

Equipa Staff Neya Lisboa Hotel

Quais os tipos de clientes que procuram o Hotel?

São sobretudo clientes de lazer e corporate, nacionais e internacionais, sendo os principais mercados o Espanhol, Francês, Inglês e Alemão. Uma grande fatia são clientes que procuram alojamento num hotel amigo do ambiente, que garanta uma minimização da pegada ecológica da sua estadia. 

Para além da hotelaria tem procurado outras forma de diferenciação (eventos, formações, etc.)?

Sim, o hotel dispõe do restaurante Viva Lisboa que funciona como um all-day dinner, um SPA com serviço de massagens , tratamentos e jacuzzi e salas de eventos que podem ser utilizadas para qualquer tipo de evento externo, tal como reuniões, congressos, formações, refeições ou festas.

Sente que há uma procura cada vez mais acentuada por soluções mais sustentáveis a nível empresarial, particularmente no setor hoteleiro?

Sim, existe já uma considerável fatia de organizações, que dentro da sua política de sustentabilidade, procura recorrer a hotelaria sustentável para alojamento ou realização de eventos. O NEYA Lisboa Hoyel poderá assegurar uma minimização do impacto ambiental deste tipo de organizações.

O que o levou a procurar ser ambientalmente responsável?

O conceito sustentável do NEYA Lisboa Hotel partiu de uma decisão da gestão de topo, tendo como objectivo máximo a minimização dos impactos ambientais do edifício e da sua exploração, com o objectivo de salvaguardar os recursos naturais, em direcção à sustentabilidade do planeta.

A Administração considera a gestão sustentável do hotel, como sendo a única forma hoje em dia de gerir um negócio, salvaguardando o futuro das novas gerações.

Montra de Certificações Ambientais NEYA Lisboa Hotels

Como classifica um hotel sustentável? Quais são os critérios?

Um hotel sustentável deverá ser aquele que, no seu dia-a-dia, integra um conjunto de acções que permitam uma efectiva minimização dos impactos ambientais da sua actividade e um impacte social positivo na área onde opera.

Assim, deverão ser identificados e controlados todos os descritores ambientais, definindo acções e metas para atingir objectivos, tal como na gestão da energia, água e resíduos, assim como as questões das emissões de carbono associadas a consumos energéticos e à mobilidade.

Qual foi a inspiração na altura de "montar" o hotel?

O NEYA Lisboa Hotel foi projectado de acordo com um modelo de soluções de minimização de impacto no ambiente, não tendo sido inspirado em qualquer outro hotel.

As soluções implementadas, apesar de algumas delas não serem tecnicamente inovadoras, são soluções integradas de acordo com um modelo de gestão integrado, o que é inovador.

O que têm feito:

  • de modo a reduzir o consumo de energia?

Energia solar para aquecimento das águas, iluminação a LEDs, gestão técnica centralizada de energia, sistema de ar condicionado VRV de baixo consumo, corte de ar condicionado nos quartos em caso de abertura das janelas, controlo sectorial dos consumos e formação dos colaboradores, entre outras.

  • de modo a reduzir o consumo de água?

Controlo sectorial dos consumos, instalação de sensores e redutores de caudal em todas as torneiras e chuveiros do hotel, planos de optimização dos consumos de água e sensibilização dos hóspedes para a poupança de água e para poderem optar pela não lavagem diária da roupa de quarto e de casa de banho durante a sua estadia, entre outras soluções.

Quarto ecológico Neya Hotel Lisboa

A nível dos consumíveis, o que pode ser alterado?

O NEYA Lisboa Hotel tem implementado um conjunto de acções para reduzir o uso de consumíveis, tais como papel, toners, tinteiros, produtos relacionados com o estacionário do hotel, entre outros.

A escolha dos materiais reciclados e/ou recicláveis é outro dos objectivos recorrentes do hotel.

A nível operacional, o que pode ser feito de modo a procurar a sustentabilidade?

A operação diária do hotel é responsável pela efectiva pegada ecológica do hotel. Assim, estão definidos um conjunto de procedimentos que permitem alcançar os objectivos desejados, dos quais destacamos os seguintes, além dos referidos anteriormente relacionados com energia e água:

  • Qualidade da água - Controlo regular da qualidade da água de consumo, assim como limpeza e desinfecção anual dos depósitos de água do hotel;
  • Gestão de resíduos - redução da produção de resíduos (hotel livre de palhinhas e sacos de plástico, amenities recarregáveis nos quartos, consumo de água da torneira, etc …), separação de todo o tipo de resíduos, definição de taxas de reciclagem, separação de resíduos nos quartos, formação e sensibilização dos colaboradores e hóspedes;
  • Produtos Químicos – utilização de soluções menos nocivas ao ambiente, correcto armazenamento e manuseamento de todos os produtos químicos utilizados no hotel, controlo da utilização dos produtos e formação dos colaboradores;
  • Qualidade do ar – controlo dos gases com efeito de estufa dos equipamentos do hotel, avaliação da qualidade do ar interior e manutenção adequada e regular dos filtros do ar condicionado;
  • Escolha dos materiais reciclados e /ou recicláveis, equipamentos e consumíveis, com a mínima pegada ecológica;
  • Mobilidade – instalação de parqueamento para bicicletas de colaboradores e hóspedes, implementação pioneira do empréstimo de bicicletas aos hóspedes a título gratuito, participação em eventos ligados à Mobilidade;
  • Preferência por produtos alimentares saudáveis, locais e da época para o restaurante;
  • Minimização do impacte nos recursos naturais - utilização de papel reciclado, papel com a certificação FSC e amenities nos quartos em doseadores, minimizando a produção de embalagens;
  • Sensibilização dos hóspedes para a sustentabilidade, através de uma eficaz comunicação das acções desenvolvidas e dos objectivos a alcançar (dicas nos directórios, brochuras de Boas Práticas e elementos da decoração do hotel, entre outras).

Entrada hotel NEYA em Lisboa

Que outras medidas quer implementar?

Além de todas as medidas implementadas pelo hotel, que abrangem todos os descritores ambientais, sociais e económicos, haverá ainda objectivos para tornar o hotel ainda mais sustentável, principalmente ao nível do consumo de produtos alimentares locais, nacionais e orgânicos ou certificados.

Nesta área há ainda muito a fazer, pelo que um dos passos imediatos será a construção de hortas biológicas na cobertura do hotel. Brevemente será ainda instalado um posto de carregamento de viaturas eléctricas, para carregamento das viaturas dos clientes e prevendo já a aquisição de uma viatura eléctrica para o hotel.

Acha que o NEYA conseguia ainda ser mais sustentável?

Sim. O avanço da tecnologia, assim como a disponibilidade financeira, permitem implementar ainda mais soluções, alcançando melhores resultados ao nível do desempenho ambiental, social e económico.

O que caracterizaria um quarto de hotel perfeito (por exemplo, ao nível dos materiais usados)?

Um quarto de hotel perfeito seria aquele que fosse desenvolvido apenas com materiais que não causassem a depleção dos recursos naturais. Ou seja, deverão ser utilizados materiais e equipamentos reciclados ou reutilizados, não recorrendo a produtos químicos, tais como COVs.

Ao nível dos consumos, deveriam ser implementadas todas as soluções que permitissem uma eficaz optimização de energia e água, como por exemplo a utilização de água reutilizada. A climatização deverá ser efectuada de modo a não colocar em causa a qualidade do ar, privilegiando a ventilação natural.

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos


Artigos Relacionados

Copo Menstrual: Como Usar? As Perguntas e Respostas.
Copo Menstrual: Como Usar? As Perguntas e Respostas.
Liberta-te dos pensos e tampões! Este artigo da OrganiCup responde a todas as tuas perguntas sobre c
Ler Mais
Novidade: T-shirts vegan de algodão - SIZ
Novidade: T-shirts vegan de algodão - SIZ
T-shirts vegan, minimalistas e confortáveis? Experimenta as da SIZ!
Ler Mais
Novidade: Removedor de Verniz Sem Acetona - Queenie Cosmetics
Novidade: Removedor de Verniz Sem Acetona - Queenie Cosmetics
Queres um removedor de verniz sem acetona, vegan e cruelty free? O da Queenie Cosmetics é uma excele
Ler Mais