Afinal o que é Earth Overshoot Day? E como podemos reverter esta situação?


Nestes últimos dias muito se tem falado do dia Earth Overshoot Day. Esta quarta-feira esgotámos na totalidade os recursos anuais que o nosso planeta conseguiria disponibilizar para o ano 2018. Mas...o que é mesmo o Earth Overshoot Day? E o que podemos fazer para tentar reverter esta situação?

A Marta, do blog Mãe Natureza esclarece-nos, e informa-nos sobre melhor sobre esta situação. 

Está na altura de todos termos consciência do que se passa no nosso planeta, ele é de todos, e devemos ter noção que é urgente ter melhores comportamentos e conseguir preserva-lo. 

O que é Earth Overshoot Day? 

No presente ano, o Earth Overshoot Day, dia em que esgotamos os recursos naturais da Terra, aconteceu, no dia 1 de Agosto (quarta-feira) e tem lugar um dia antes, quando comparado como o ano passado. Desde que há registos nunca foi tão cedo.

Neste dia, o consumo dos recursos naturais ultrapassa a capacidade de renovação natural da Natureza, ou seja, “a procura do Homem ultrapassa a oferta da Terra”.

É incrível, como a 5 meses para o final deste ano, a Humanidade já esgotou os recursos naturais que a Terra tem disponíveis.

Earth overshoot day 2018

Esta data é calculada com base na comparação da pegada ecológica da Humanidade e a biocapacidade da Terra.

Em 1970 foi o último ano em que o orçamento da Natureza foi respeitado. Em 1997 esta data era assinalada em finais de Setembro e este ano em princípios de Agosto. Há um sinal óbvio da pressão a que estamos a exercer nos nossos recursos naturais.

Para viver da forma que estamos seriam necessárias 1,7 planetas Terra para sustentar o nível de recursos que necessitamos.

Segundo a Directora Executiva da ANP/WWF, “estes dados são claros sobre a necessidade de se produzir e consumir de forma muito diferente. O Overshoot Day indica-nos que estamos a forçar os limites do Planeta com uma intensidade cada vez maior, uma tendência que é urgente mudar para o bem da Humanidade e da sua qualidade de vida, pois sem este Planeta não sobrevivemos.”

AÇÕES PARA REVERTER ESTA TENDÊNCIA

Há algumas ações que devemos ter em conta e implementar nas nossas vidas por forma a tentar reverter esta lamentável situação em que nos entrámos:

Apostar numa economia circular, onde já não chega reciclar. Há que recusar, reduzir, reutilizar e reparar, prologando o tempo de vida dos materiais;

Promover uma dieta saudável e consciente, fazendo boas escolhas alimentares, escolhendo alimentos de produção biológica, educando os mais novos para saberem comer bem, incitando as nossas instituições de ensino a mudar, promovendo a saúde.

Promover a mobilidade sustentável, incentivando a criação de alternativas ao veículo próprio, onde não as há e promovendo a sua utilização;

Dar o exemplo, nos locais de trabalho, onde fazemos compras, onde vamos fazer refeições, sensibilizando pelo (bom) exemplo;

Exigir a democratização da sustentabilidade, promovendo a justiça entre quem tem mais ou menos acções sustentáveis.

Não é difícil perceber que vivermos “a crédito” dos nossos recursos naturais que tanto precisamos, não nos traz nada de bom! Vamos agir a fazer a mudança. Vamos, juntos, alterar a data do Overshoot Day.

Tal como aconteceu em Julho com o #PlasticFreeJuly, vamos partilhar as nossas boas acções ambientais, assinalando-as com #movethedate. Alinhas?

 

Blog Mãe Natureza, é um espaço com troca de experiências, opiniões ligados à sustentabilidade, vale a pena espreitar! 😀

Sustentabilidade do coração! 

Descobre também nas redes sociais

 

PRODUTOS NA LOJA PLANETIERS:  

- Palhinhas em Bambu 

-Palhinhas comestíveis 

-Tigela comestível e biodegradável 

-Sacos reutilizáveis 

 


Deixe um comentário


Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos