Dicas Para um Carnaval 2019 Zero Waste

O Carnaval é uma data já com muitos adeptos espalhados pelo mundo e que começam a preparar-se com vários meses de antecedência. Em Portugal, esta é, sem dúvida, a altura mais colorida e animada do ano.

Contundo, é importante planear com consciência. Estes dias podem tornar-se uma verdadeira dor na carteira, assim como no planeta. São inúmeras as ofertas de máscaras, fatos e artigos descartáveis que podemos encontrar em várias lojas nesta altura do ano.

Neste artigo sugerimos-te como fazer menos lixo nesta data, comprar com mais consciência, conseguir optar por máscaras mais amigas do ambiente e como podemos poupar dinheiro sem cortar na alegria.

Preparados paras as nossas dicas? 👹🤡👺👻

Do It Yourself (DIY)

Nos dias que correm são inúmeros os tutoriais na Internet com dicas de máscaras e maquilhagens faciais para um bom disfarce. Também é possível fazer o teu próprio fato de Carnaval através de tutoriais na Internet e poupar alguns euros.

Basta teres algum tempo, por exemplo, ao fim de semana, e dedicares-te a fazer o teu próprio fato, com muita criatividade e alguma paciência.

São inúmeras as sugestões que podes encontrar online - se nenhuma te for realmente interessante, podes sempre arriscar e fazer o teu fato sem ajuda de vídeos ou tutoriais - 100% personalizadas ao teu gosto.

Podes usar os tecidos que tenhas em casa ou outros adereços que não uses, deixar que a tua imaginação predomine e criar a tua própria máscara.

Do It Yourself Carnaval

Compra em segunda mão

Comprar em segunda mão é sempre a melhor opção. É mais barato e além disso dás oportunidade às roupas que alguém já não vai usar. Nesta dica, podes poupar mais e tens sempre muita variedade de escolha.

Hoje em dia, as lojas ou os grupos de Internet de troca e venda de roupa em segunda mão são cada vez maiores. Aproveita também para pôr à venda os teus fatos que já não usas e dos quais te queres desfazer - assim também dás aos teus fatos uma nova utilidade, consegues receber algum dinheiro  deles e comprar outro disfarce em segunda mão, se for esse o caso.

Carnaval Sustentável

Aposta na maquilhagem

A maquilhagem é essencial: ajuda muito a que o disfarce fique melhor e tenha um toque diferenciador. Neste caso também podes ver vídeos na Internet para te ajudar a fazer uma maquilhagem de acordo com te queres mascarar.

Se queres poupar, a pintura facial é uma das formas mais fáceis de o fazer. Tenta usar tudo o que tens em casa - pede as pinturas aos teus amigos ou à família - assim não tens de comprar nada. Procura encarar alguma personagem que possas maquilhar e representar na perfeição.

Tenta usar pinturas que já tenhas ou que alguém tenha, mas sobretudo que sejam pinturas amigas do ambiente, que não sejam testadas em animais, cujas embalagens respeitem o ambiente.

Carnaval 2019 Faz a tua própria maquilhagem

Trocas com amigos e família

Gostaste do disfarce do teu amigo no ano passado? Se sim, porque não pedi-lo este ano emprestado? Tira ideias do Carnaval passado, e pede aqueles fatos de que mais gostaste, até podes alterar algumas coisas, usando a tua imaginação, para que não sejam idênticos.

Também podes emprestar o teu do ano passado. Esta troca de fantasias é bastante mais barata e, além disso, acaba por ser “novo” para quem o usa.

O teu guarda-roupa

Procurar peças que se podem enquadrar no teu disfarce é bem possível, basta conseguires algumas conjugações que façam sentido para a tua máscara.

Procura não só no teu guarda-roupa, mas também nos roupeiros de quem vive contigo - pode haver peças que possam surpreender.

Assim consegues um disfarce económico, engraçado e original. Utiliza acessórios, um bom penteado, e uma maquilhagem; no fim o resultado será fantástico e mais amigo do ambiente.

Faz a festa em casa

Fazer esta festa em casa também pode ser uma opção mais económica, divertida e com menos lixo - zero waste.

Podes ser muito adepto desta época do ano, ou até não, mas podes fazer uma festa consciente em casa. Basta teres música, decorar a casa com coisas que tenhas, usar pratos comestíveis ou compostáveis, copos reutilizáveis e fazer uns petiscos bem divertidos e sustentáveis.

Podes pedir para cada amigo levar um prato diferente, ouvir uma lista de músicas carnavalescas e será certa a animação.

Como vês, podes tornar o Carnaval bastante mais consciente e com escolhas mais económicas e que respeitem mais o nosso planeta.

Nesta altura do ano são vários os acessórios que compramos para animar a festa, mas na verdade muitos deles não são importantes para que a festa seja boa.

Esquece os confettis, brilhos, papéis só para atirar para o ar, só para ser giro. Seja qual for a tua escolha para este Carnaval, o importante é preparar algo que seja o mais consciente possível e zero waste.

Surpreende a todos com a tua atitude consciente e inspira aqueles que estão ao teu redor!

E tu, qual a máscara que vais escolher para este Carnaval 2019 Zero Waste? Conta-nos quais vão ser as tuas escolhas para um Carnaval mais consciente 😎

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos


Artigos Relacionados

Copo Menstrual: Como Usar? As Perguntas e Respostas.
Copo Menstrual: Como Usar? As Perguntas e Respostas.
Liberta-te dos pensos e tampões! Este artigo da OrganiCup responde a todas as tuas perguntas sobre c
Ler Mais
Novidade: T-shirts vegan de algodão - SIZ
Novidade: T-shirts vegan de algodão - SIZ
T-shirts vegan, minimalistas e confortáveis? Experimenta as da SIZ!
Ler Mais
Novidade: Removedor de Verniz Sem Acetona - Queenie Cosmetics
Novidade: Removedor de Verniz Sem Acetona - Queenie Cosmetics
Queres um removedor de verniz sem acetona, vegan e cruelty free? O da Queenie Cosmetics é uma excele
Ler Mais