Dicas e ideias para um Halloween mais sustentável!

Aproxima-se o dia das bruxas, o dia em que várias pessoas se mascaram da forma mais assombrada e aterradora possível - muitas vezes tão assustadora para as pessoas como para o ambiente.

São muitas as fantasias, disfarces, enfeites, decoração e acessórios que são adquiridos nesta época. Mas será mesmo necessário comprar fantasias? Será que conseguimos sobreviver sendo menos consumistas? Como podemos ser mais sustentáveis neste dia? Reciclar e Reutilizar são as palavras de ordem!

Máscaras 👻 

São muitas as peças de roupa em segunda mão que se podem adaptar a este tipo de festividades: basta ter um pouco de criatividade ou ir buscar inspiração a uma das várias páginas online com dicas e ideias para este Halloween 2018.

Outra forma de seres mais sustentável na altura de mascarar é procurar grupos de facebook de trocas de máscaras - podes espontaneamente encontrar alguma coisa que já tenha sido usada e, assim, ser mais económico evitando compras desnecessárias.

Também podes adaptar roupas que não uses e que se podem adequar com alguma personagem que gostes, dando-lhe apenas um toque mais assustador.

Troca de roupas/máscaras entre os teus amigos, conhecidos também pode ser uma boa opção.

Usar um lençol velho, rasgá-lo, fazer uns buracos ao nível dos olhos, pintar de forma aleatória, utilizar uma tinta que tenhas em casa para dar um aspecto "sangrento".

T-shirts velhas e alguns acessórios que possam dar um toque à tua máscara mais real e Hallowwen, como nos exemplos abaixo. 

Ideias de Mascaras de halloween Recicladas

Lembra-te, o intuito é usar o que já tens em casa ou o que os teus amigos te podem emprestar. Fácil e barato, sem consumismos excessivos, reciclar e reutilizar, são as palavras-chave.

Maquilhagem assustadora (BOOH!) 🤡👽

Se és dada aos detalhes,também podes optar por fazer apenas uma maquilhagem assustadora. São várias as sugestões que podemos dar e podes encontrar muitas mais numa pequena pesquisa online.

São vários os tutoriais que podes encontrar de como fazer uma boa e assustadora pintura facial. Como caveiras, abóboras, fantasmas, e muito mais. 

Deixamos alguns exemplos nas imagens abaixo. Basta teres algumas tintas para a cara e consegues ter facilmente uma máscara improvisada!

Não te esqueças, as pinturas da cara devem ser as mais naturais possíveis - deves também optar sempre por produtos que não tenham sido testados em animais. Encontra as nossas sugestões aqui, na área de saúde e beleza da Planetiers.

Pinturas Faciais Improvisadas Halloween - Caveira

Decoração

Se vais receber pessoas em casa e queres dar-lhe a decoração que o dia exige, deixamos-te mais algumas dicas para um Halloween sustentável. 

  1. Recolhe as folhas de árvores de Outuno, pinta-as, pendura-as com o auxilio de um fio que tenhas por casa: vais notar que o ambiente ficará mais natural e sombrio.
  2. As velas são aquele elemento que também podem dar um novo ambiente ao local. Opta por velas ecológicas, faz as tuas próprias velas a partir de materiais naturais, como óleos alimentares usados ou cera de soja ecológica.
  3. Utiliza luzes LED, é sempre uma melhor opção. Ou então usa luzes e lanternas que sejam recarregáveis com luz solar, será uma iluminação mais eficaz e sustentável
  4. As abóboras são a decoração mais reconhecível no Halloween (incluindo em Portugal). Opta por comprar verdadeiras, depois da festa ainda podes fazer uma sopa ;)
  5. Aperitivos na festa? Não te esqueças, nada de descartáveis! Opta por tudo de vidro, porcelana ou então pratos comestíveis e copos reutilizáveis (que podes personalizar e oferecer como lembrança no fim da festa), palhinhas comestíveis ou palhinhas de bambu.
  6. Fazer a compostagem e reciclagem no fim da festa de Halloween, tudo pode ser bastante divertido e mais sustentável na escolha da decoração, mas não te esqueças, no fim da festa, coloca tudo no ecoponto correto.
  7. Para a deslocação, usa os transportes, vai a pé ou de bicicleta, desta forma tens menos impacto no planeta!
  8. Se também acabas por fazer a tradição americana de pedir doces, seja na noite de Halloween ou no dia 1 de Novembro, no dia de “todos os santos”, não te esqueças, utiliza um saco de pano - nada de plásticos e materiais descantáveis!

Deixamos agora algumas dicas mais práticas para decorares a tua casa.

Usar o rolo de papel higiénico e dar asas à tua imaginação! Tudo o que tens em casa é permitido para que reutilizes da melhor forma!

Decoração para Halloween feita de rolos de papel usados

Esta dica pode ser utilizada também noutro tipo de materiais, como garrafas de vidro, latas de sumo ou garrafões que tenhas por casa - podes dar-lhes o mesmo efeito como na imagem a cima.

Podes usar também garrafas de plástico, antes de reciclar ainda podes dar uso, só precisas de tintas e de uma tesoura, e recortar à tua maneira, como na imagem a baixo. 

Reutilizar Garrafas e latas de sumo para decoração de Halloween 

Podemos fazer máscaras com cartões, e com um furo nas duas extremidades pôr um elástico ou um fio (um que tenhamos por casa), decorar com tintas, cartolinas velhas ou cartões. 

Máscaras para Halloween em cartão        

Por fim, deixamos mais uma dica: se queres ter algum recipiente para doces, podes usar a base de uma garrafa, como na imagem. É bastante fácil, com umas tintas e uma tesoura consegues fazer um igual de forma muito rápida e eficaz. 

Com todas estas dicas, não há desculpas para não optar por um Halloween mais sustentável e amigo do ambiente. São pequenas dicas que podem ser feitas numa tarde - rápidas e fáceis de implementar.

Para fazer a diferença nestas pequenas coisas, usa a tua imaginação e aproveita as nossas dicas! Esperamos que tenhas um Halloween muito assustador e, acima de tudo, amigo do ambiente 😃

Conta-nos quais os teus planos neste dia, e quais as dicas que vais usar para tornar o teu Halloween 2018 mais sustentável. Partilha connosco nos comentários abaixo, por email ou mensagem🤩

Produtos na loja Planetiers

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos


Artigos Relacionados

Copo Menstrual: Como Usar? As Perguntas e Respostas.
Copo Menstrual: Como Usar? As Perguntas e Respostas.
Liberta-te dos pensos e tampões! Este artigo da OrganiCup responde a todas as tuas perguntas sobre c
Ler Mais
Novidade: T-shirts vegan de algodão - SIZ
Novidade: T-shirts vegan de algodão - SIZ
T-shirts vegan, minimalistas e confortáveis? Experimenta as da SIZ!
Ler Mais
Novidade: Removedor de Verniz Sem Acetona - Queenie Cosmetics
Novidade: Removedor de Verniz Sem Acetona - Queenie Cosmetics
Queres um removedor de verniz sem acetona, vegan e cruelty free? O da Queenie Cosmetics é uma excele
Ler Mais