Decoração de Natal, DO IT YOURSELF

A quadra natalícia é sinónimo de decoração pelas ruas e as nossas casas. É impossível não pensar como e quando vamos decorar a nossa casa, para sobressair mais o espírito, para tornar o local acolhedor e trazer aquele ambiente de Natal que tantas famílias gostam.

Porém, sabemos que é nesta fase da decoração que temos vários problemas relacionados com o desperdício, consumismo em excesso ou até mesmo o uso em demasia de plásticos ou outros materiais que são considerados inimigos do nosso planeta.

Em primeiro lugar, sabemos que muitas famílias já têm decorações guardadas em suas caves já há algum tempo, aquela árvore já usada às 6 natais, os enfeites usados várias vezes, aquele bonequinho do pai natal que nos acompanhou desde miúdos. Pois bem, neste caso o importante é reutilizar, isto é, dar uma nova vida ao que já temos há algum tempo.

Por exemplo, aquelas bolas natalícias da árvore, porque não pintar de outras cores? Ou até mesmo pintar a árvore, sendo que consideramos que seja de plástico… dar uma nova cor, ou pôr mais brilhante, o que seja... é sempre bom renovar, reutilizar e tornar o velho em novo e diferente.

Em segundo lugar, queremos também deixar neste artigo algumas dicas de decorações que podemos fazer em casa, então se tiveres crianças em casa é um ótimo plano para um domingo em família. Estes enfeites também deve ser simples, originais, e sempre com materiais reutilizados, que já não damos uso e que poderiam ir para o lixo.

Árvores de Natal

Fazer uma árvore de natal é o mais importante de toda a decoração, é onde deixamos a prenda e é muitas vezes à volta dela que fazemos as trocas de presentes e passamos o serão com as pessoas que mais gostamos.

Se tens uma árvore em casa já não precisas de comprar mais nenhuma, a ideia é reinventar o máximo que conseguimos para usa-la vezes sem conta.

Ou então comprar um pinheiro de natal natural, para que depois possas plantar em algum lado, num jardim ou onde quer que seja. Além disso sabemos que muitas vezes existe iniciativas de comprar pinheiros de natal e o dinheiro é convertido para instituições (aos bombeiros por exemplo), isto já faz com que faças uma boa ação neste natal.

Decoração DIY - Árvore de Natal com Caixas de Ovos

Uma árvore de natal feita de caixas de ovos? Sim, basta pintar, dar um toque mais personalizado. Laços que se tenha em casa, fitas sem uso ou até mesmo aquelas cápsulas de café que não vão ter uso, vão dar uma cor à tua árvore.

Decoração DIY - Árvore de Natal com Palete de Madeira ou Rolos de Papel Higiénico - Economia Circular

Deixamos mais umas inspirações para a tua decoração de natal, tábuas que não uses, por exemplo de paletes ou que tenhas por ai perdidas em casa também serve (tal como na primeira imagem em cima), basta pendurar umas formas de natal, estrelas, árvores, que podem ser feitas de papel reutilizado. Árvore com papel higiénico? SIM! Basta pintar, e dar asas à tua imaginação, com umas bolas que já tenhas me casa, umas fitas, vão dar um toque mais natalício.

Decoração DIY - Árvore de Natal  Oca com Fio e Cola

Outra ideia fácil e natalícia é fazer uma árvore feita com fios. Basta arranjares uma forma de cone, e por à volta com fio (a cor que quiseres, o tiveres em casa), podes deixar secar e tirar a forma, assim a estrutura consegue estar em pé sem o cone por dentro, como está na imagem a cima. É uma árvore muito simples e pequena, mas que se enquadra perfeitamente numa decoração de natal.

Decoração com pinhas naturais

São sempre uma ótima opção! Podes pinta-las, podes por um fio e pendurar na árvore, fazer de base para velas (basta ter um x-ato), ou pôr apenas em locais que aches que fica bem, vamos aos exemplos?

Decoração DIY - Pinhas usadas em Velas ou Árvores de Natal

Decoração na iluminação

Usar uma garrafa de vidro que ias deitar para o lixo e fazer de centro de mesa é uma boa opção, apenas precisas de por as luzes lá dentro (atenção usa luzes que já tenhas em casa ou que alguém te empreste, ou luzes Led, aqui o objetivo não é comprar!). Ou colar paus de canela (usados) à volta de velas e um fio à volta, para dar um ar mais rústico, fica um efeito muito natalício.

Decoracao DIY - Garrafa com Luzes de Natal e Vela Rústica com Pau de Canela

Na mesa também podes fazer decoração nos pratos, basta fazeres uma forma de natal com alguma cartolina ou papel com cor, como na imagem em baixo:

Decoração de Mesa Vermelha e Branca com Enfeites de Natal - Foto de Aztag Daily

Podes também fazer um enfeite para a tua porta em forma circular com rolhas de cortiça. Apenas precisas das rolhas, umas fitas, e se quiseres até podes pinta-las.

Ou então, com um cartão fazer uma forma circular, usar um tecido que tenhas em casa e decorar com os teus enfeites antigos e com cápsulas de café, como nos exemplos em baixo.

Decoração DIY - Enfeites de Natal de Entrada com Rolhas ou Cápsulas de Café Usadas

Também podes usar lápis de cera que haja aí por casa, basta de uma forma circular juntar todos, e será um enfeite bastante divertido, diferente e colorido.

Decoração DIY - Enfeite de Natal de Entrada com Lápis de Cor

Bonecos de neve e anjos de papel

Deixamos também mais algumas formas divertidas de enfeitar a casa, são preciso apenas latas, ou papel de jornal, algumas cartolinas, umas tintas e conseguimos fazer este tipo de sugestões de forma muito rápida, económica e criativas!

Decoração DIY - Boneco de Neve com Latas - Anjo com Cartolina Dobrada - Enfeite da Porta Entrada com Papel

Ou então usar potes de vidro que não uses, e decora-los com enfeites de natal, também não precisas de muitos materiais, e lá dentro podes por uns rebuçados com cores, vermelhos, verdes, cores que são mais usadas nesta quadra.

Decoração de Natal DIY - Jarro de Vidro decorado com Restos de Embrulhos e Enfeites

Não te esqueças de reciclar todo o material que usas-te, ou então para o próximo ano quem sabe não possas dar uma nova vida ao que fizeste este ano. 

Para decoração no natal, aposta em artigos conscientes e amigos do ambiente. Faz com que as tuas escolhas sejam melhores e dá o exemplo aos teus familiares e amigos. 

Do It Yourself é uma forma de poderes dar asas à tua imaginação e fazer tu mesmo as tuas decorações. Se precisas de alguma dica de decoração mais profissional também podes visitar este site, e ter uma ajuda profissional. Não te esqueças que deves sempre optar por ideias sustentáveis e mais amigas do ambiente. 

Encontra na nossa loja soluções sustentáveis para o teu natal, prendas e decorações natalícias sempre a pensar no ambiente e no nosso planeta. Começa já a fazer a diferença! 😁

PRODUTOS NA LOJA PLANETIERS

 

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos


Artigos Relacionados

Organicup e o Porquê de Comprar um Copo Menstrual
Organicup e o Porquê de Comprar um Copo Menstrual
O copo menstrual OrganiCup é a alternativa saudável, económica, prática e ecológica aos tampões e pe
Ler Mais
Palhinhas Biodegradáveis, Comestíveis e sem Açúcar | Novidade da Semana
Palhinhas Biodegradáveis, Comestíveis e sem Açúcar | Novidade da Semana
Queres dizer não às palhinhas de plástico? As palhinhas da Solitud são a solução para ti!
Ler Mais