Como poupar a Carteira e o Ambiente na Casa de Banho

A casa de banho é um dos locais onde mais gastamos e poluímos inconscientemente. Vamos tentar explicar o porquê começando pelo duche.

É sabido que devemos privilegiar duches em vez de banhos de imersão para não gastarmos muita água, mas sabias que ainda podes poupar mais água?

O primeiro passo é verificar se tens um redutor de caudal no chuveiro. Apesar de comum nas casas modernas, não o é nas mais antigas, pelo que podes sempre tirar as teimas na drogaria mais próxima.

O redutor de caudal “estrangula” o escoamento na saída por imersão de ar, reduzindo o caudal em cerca de 50% e aumentando a pressão à saída da torneira dando-nos igual sensação de “limpeza”.

Esquema de Redutor de Caudal de Torneira - Fonte ecofree

Resolvido o desperdício de água passamos à lavagem. Os shampoos e sabonetes líquidos contêm micro-plásticos na sua composição. Os microplásticos são plásticos de pequena dimensão (micrómetros), de difícil remoção nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s), que desaguam no mar e são ingeridos por toda a fauna marítima, desde o zooplâncton ao bacalhau que chega ao nosso prato.

Ciclo de microplásticos na cadeia alimentar - Fonte: Beat the Microbead

Para os mais radicais, um regresso ao tempo dos nossos avós com sabão azul e branco resolveria o problema. Contudo, se pretendes manter o teu estilo de vida mais moderno, podes sempre escolher um shampoo sólido da Bazar Bazar ou sabonete sólido da Casa Brava. Para poupares ainda mais o ambiente e a carteira podes ainda usar um raspador.

Shampoo sólido para cabelos secos - Bazar Bazar

Os restos do sabão ou shampoo podem ser secados e colocados num pequeno frasco, que armazena algum do aroma, tornando-se assim num ambientador acessível e natural. Caso pretendas uma solução esteticamente homogénea e pronta a usar, podes recorrer às rebarbas de sabonete da Casa Brava.

Ambientador de Rebarbas de Sabonete - Casa Brava

Lavar os dentes também pode ter uma menor pegada. As escovas correntes, ao serem constituídas por diferentes materiais (plástico, metal, nylon, entre outros) não podem ser recicladas no ecoponto amarelo e acabam incineradas nesta via. Podes optar por escovas de dentes mais biodegradáveis como a escova de dentes de bambu da Babu.

Escova de dentes de Bambu - Babu

As cotonetes devem ser colocadas igualmente no lixo comum. Contudo, o seu uso é desaconselhado por otorrinolaringologistas na limpeza de cera dos ouvidos que devem ser limpos na parte externa com uma toalha húmida, não introduzindo nada no canal auditivo. Se mesmo assim precisas de cotonetes para limpeza, podes optar por estes cotonetes de bambu da Bazar Bazar.

Cotonetes de Bambu - Bazar Bazar

PRODUTOS NA LOJA PLANETIERS: 

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos