Como Implementar os 5R's na Tua Cozinha Ecológica

Pôr a sustentabilidade no prato

A cozinha é talvez a divisão da nossa casa onde queremos passar menos tempo e, fruto dessa frustração, é um dos espaços onde mais prejudicamos a saúde e o ambiente, com refeições rápidas e atitudes negligentes.

A dieta mediterrânica, património cultural imaterial da humanidade da UNESCO, preserva os valores culturais dos alimentos, da colheita à confecção, trazendo vários benefícios para a saúde - patentes na biblioteca de literacia em saúde do SNS. A substituição das proteínas de origem animal (carne e peixe) por vegetal, por exemplo, permite diminuir significativamente o consumo de água e emissões de CO2.

Consumo Vegetais | Redução Consumo Água e Emissão CO2 | Comer, Beber e Viver | Biblioteca Literacia em Saúde | SNSConsumo Vegetais | Redução Consumo Água e Emissão CO2 | Comer, Beber e Viver | Biblioteca Literacia em Saúde | SNS

Reciclar

Sempre que comprar frescos prefira o mercado onde encontra fruta e legumes da época mais baratos. Pode levar os sacos plásticos de casa, evitando comprar embalagens em esferovite que produzem muitos resíduos desnecessários.

Lembre-se que não deve reutilizar muitas vezes os sacos de plástico - estes libertam microplásticos com o tempo, devendo colocar o plástico e esferovite, depois de reutilizados, no ecoponto amarelo.

Ecoponto 3 separadores - Domplex - Caixote do Lixo Reciclagem

Reduzir

Na preparação das refeições é corrente produzirmos resíduos orgânicos como cascas, caules, aparas ou espinhas. Parte destes resíduos podem ser reaproveitados sem ir para o lixo através de um processo de compostagem, segundo o qual os microorganismos produzem matéria orgânica similar ao solo que pode ser usada como adubo.

Algumas cidades como Cascais e Porto, por exemplo, dão formação nesta área para promover a criação de mais hortas urbanas. Com um compostor doméstico Domplex cada família pode valorizar cerca de 460 kg de lixo orgânico por ano.

Compostagem Doméstica - Compostor Ecológico - Domplex

Reutilizar

Na confeção de refeições é usual usarmos azeite ou óleo que devemos reservar num recipiente e encaminhar para um oleão, para poder ser valorizado em biodiesel (com uma eficiência de 95%).

Ao usar atum em conserva podes, por exemplo, aproveitar o óleo para o refugado do arroz e reservá-lo posteriormente, ao invés de o escorrer pelo ralo da banca de cozinha, onde 1 litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água.

Se quiseres dar um uso mais criativo e ecológicos aos teus óleos usados, podes sempre transformá-los em Sabonete Líquido Biodegradável com este kit da Soapy.

Kit de Produção Sabonete Líquido - Valorização Óleos Alimentares - Soapy

Repensar

Na altura de lavar a loiça a opção mais eficiente, em termos de recursos (água e energia) é a máquina, segundo um estudo alemão. Este estudo defende igualmente que a lavagem manual é tanto mais eficiente quanto mais loiça houver, pelo que encher a banca da sua cozinha e reutilizar a água na altura da lavagem poupa água e detergente.

A remoção de detergente nas ETAR’s é feito com recurso a tratamentos físico-químicos de forma a poder devolver a água aos efluentes, no estado mais puro possível. Contudo, isto pode ser evitado na origem, com o uso de detergente biodegradável para a loiça da Vindimar.

Detergente Ecológico Para Loiça Manual - Vindimar - SURE® - EU Ecolabel

Recusar

A limpeza de superfícies difíceis na cozinha, tais como exaustores, fogões ou bancadas, recorre correntemente a produtos químicos incluídos na designação perfume, para deixar a sensação de “limpo” pelo aroma.

O perfume pode conter químicos diversos como fetalatos ou éteres de glicol com efeitos nocivos para a saúde. Dentro deste registo, a alternativa ecológica e inodora que lhe trazemos é o desengordurante biodegradável para superfícies difíceis da Vindimar.

Desengordurante Ecológico - Sujidade Difícil e Pavimentos - Vindimar - SURE® - EU Ecolabel
 
PRODUTOS NA LOJA PLANETIERS:

1 comentário

  • É fundamental dar atenção e relevo aos temas relacionados com a proteção da natureza, da sustentabilidade!

    Rosária Campos

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos