Como fazer os meus próprios produtos de limpeza

Quando começamos a viver de forma mais consciente, vamos mudando aos poucos pequenas coisas nas nossas rotinas de forma muito natural e gradual. Normalmente, os produtos de limpeza são das últimas coisas que alteramos, não porque seja difícil, mas muito por desconhecimento de boas (e práticas) alternativas aos produtos comuns.

Para além dos impactos a nível ambiental que detergentes ditos “normais” têm (de produção, utilização e escoamento destes produtos), causam-nos também diversos problemas a nível de saúdeA verdade é uma: cada vez que utilizamos um detergente estamos a inspirar toda uma panóplia de químicos dos quais não sabemos as reais implicações para a nossa saúde.

Para ajudar nesta transição, deixo aqui uma série de “receitas” que podem utilizar para fugir aos típicos detergentes cheios de químicos tóxicos. A fórmula é quase sempre a mesma e depois de alguma prática garanto que vão começar a fazer as vossas próprias adaptações.

 

“DETERGENTE” MULTIUSOS

Este é universal e funciona praticamente para tudo, mas é especialmente aconselhado para limpar mármores e superfícies do género, pois não leva limão nem vinagre, que são desaconselhados nestes casos.

Precisamos:

  • 1 litro de água (de preferência morna);
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Modo de utilização: Juntar o bicarbonato na água e mexer até estar tudo bem dissolvido. Usar num pano, esponja, esfregona, etc. e apreciar os resultados. Note bem: é preciso efectivamente limpar as superfícies, não basta apenas aplicar o preparado e esperar magia.

“DETERGENTE” MULTIUSOS DE VINAGRE

Também dá para o que quisermos, mas é mais forte, portanto cuidado com superfícies mais sensíveis. É especialmente aconselhado para limpar a sanita.

Precisamos:

  • ¾ litros de água;
  • ¼ litros de vinagre;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 5 a 10 gotas de óleo essencial (utilização opcional, é apenas para disfarçar o cheiro do vinagre).

Modo de utilização: Juntar todos os ingredientes e deixar dissolver tudo. Aplicar na zona que se pretende limpar e deixar atuar durante uns minutos. Após este tempo, esfregar com uma escova ou casca de limão.

DESENTUPIDOR DE CANOS

Precisamos:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre;
  • Água a ferver.

Modo de utilização: colocar o bicarbonato de sódio e depois o vinagre. Deixar atuar entre 5 a 10 minutos e depois colocar a água a ferver.

LIMPA VIDROS

Precisamos:

  • ½ litro de vinagre branco;
  • ½ litro de água.

Modo de utilização: juntar o vinagre e a água numa garrafa com pulverizador. Utilizar nos vidros da forma usual, recorrendo a um pano de limpeza.

Note bem: não é necessário fazer um litro de detergente (apesar de considerar que é mais fácil, já que não se estraga), é só preciso ter em atenção que se deve utilizar exatamente a mesma quantidade de água e vinagre.

DETERGENTE PARA A MÁQUINA DA ROUPA

Precisamos:

  • 100 gramas de sabão ralado;
  • 100 gramas de carbonato de sódio;
  • 3 litros de água morna.

Modo de utilização: juntar todos os ingredientes e deixar dissolver de um dia para o outro. No dia seguinte é só separar em frasquinhos para guardar e utilizar nas quantidades necessárias.

Agora é só meter mãos à obra e ir experimentando as várias versões. A minha sugestão é que façam sempre em maior quantidade, e que guardem em frasquinhos.

Boas limpezas!  😀

Âncora Verde 

O blog Âncora Verde, da Leila Teixeira é um espaço de partilha. Partilha de projectos, de pessoas, de boas práticas, de estilos de vida, de informação.

É um espaço que não é adequado para a instalação, mas que se rege por valores ecológicos, éticos e de sustentabilidade.

Encontra também Âncora Verde nas redes sociais.

PRODUTOS NA LOJA PLANETIERS: 

 

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos