Como fazer os meus próprios produtos de limpeza

Quando começamos a viver de forma mais consciente, vamos mudando aos poucos pequenas coisas nas nossas rotinas de forma muito natural e gradual. Normalmente, os produtos de limpeza são das últimas coisas que alteramos, não porque seja difícil, mas muito por desconhecimento de boas (e práticas) alternativas aos produtos comuns.

Para além dos impactos a nível ambiental que detergentes ditos “normais” têm (de produção, utilização e escoamento destes produtos), causam-nos também diversos problemas a nível de saúdeA verdade é uma: cada vez que utilizamos um detergente estamos a inspirar toda uma panóplia de químicos dos quais não sabemos as reais implicações para a nossa saúde.

Para ajudar nesta transição, deixo aqui uma série de “receitas” que podem utilizar para fugir aos típicos detergentes cheios de químicos tóxicos. A fórmula é quase sempre a mesma e depois de alguma prática garanto que vão começar a fazer as vossas próprias adaptações.

 

“DETERGENTE” MULTIUSOS

Este é universal e funciona praticamente para tudo, mas é especialmente aconselhado para limpar mármores e superfícies do género, pois não leva limão nem vinagre, que são desaconselhados nestes casos.

Precisamos:

  • 1 litro de água (de preferência morna);
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Modo de utilização: Juntar o bicarbonato na água e mexer até estar tudo bem dissolvido. Usar num pano, esponja, esfregona, etc. e apreciar os resultados. Note bem: é preciso efectivamente limpar as superfícies, não basta apenas aplicar o preparado e esperar magia.

“DETERGENTE” MULTIUSOS DE VINAGRE

Também dá para o que quisermos, mas é mais forte, portanto cuidado com superfícies mais sensíveis. É especialmente aconselhado para limpar a sanita.

Precisamos:

  • ¾ litros de água;
  • ¼ litros de vinagre;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 5 a 10 gotas de óleo essencial (utilização opcional, é apenas para disfarçar o cheiro do vinagre).

Modo de utilização: Juntar todos os ingredientes e deixar dissolver tudo. Aplicar na zona que se pretende limpar e deixar atuar durante uns minutos. Após este tempo, esfregar com uma escova ou casca de limão.

DESENTUPIDOR DE CANOS

Precisamos:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre;
  • Água a ferver.

Modo de utilização: colocar o bicarbonato de sódio e depois o vinagre. Deixar atuar entre 5 a 10 minutos e depois colocar a água a ferver.

LIMPA VIDROS

Precisamos:

  • ½ litro de vinagre branco;
  • ½ litro de água.

Modo de utilização: juntar o vinagre e a água numa garrafa com pulverizador. Utilizar nos vidros da forma usual, recorrendo a um pano de limpeza.

Note bem: não é necessário fazer um litro de detergente (apesar de considerar que é mais fácil, já que não se estraga), é só preciso ter em atenção que se deve utilizar exatamente a mesma quantidade de água e vinagre.

DETERGENTE PARA A MÁQUINA DA ROUPA

Precisamos:

  • 100 gramas de sabão ralado;
  • 100 gramas de carbonato de sódio;
  • 3 litros de água morna.

Modo de utilização: juntar todos os ingredientes e deixar dissolver de um dia para o outro. No dia seguinte é só separar em frasquinhos para guardar e utilizar nas quantidades necessárias.

Agora é só meter mãos à obra e ir experimentando as várias versões. A minha sugestão é que façam sempre em maior quantidade, e que guardem em frasquinhos.

Boas limpezas!  😀

Âncora Verde 

O blog Âncora Verde, da Leila Teixeira é um espaço de partilha. Partilha de projectos, de pessoas, de boas práticas, de estilos de vida, de informação.

É um espaço que não é adequado para a instalação, mas que se rege por valores ecológicos, éticos e de sustentabilidade.

Encontra também Âncora Verde nas redes sociais.

PRODUTOS NA LOJA PLANETIERS: 

 

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos


Artigos Relacionados

Prendas Originais Para um Dia dos Namorados Mais Sustentável
Prendas Originais Para um Dia dos Namorados Mais Sustentável
Por mais futuro que vejas na vossa relação, esta dependerá sempre do futuro do planeta. Comecem já a
Ler Mais
Tu Podes Contribuir para a Mobilidade Sustentável
Tu Podes Contribuir para a Mobilidade Sustentável
Sabes como a mobilidade sustentável se relaciona com os ODS? Sabe mais sobre o conceito e descobre c
Ler Mais
A Poção Mágica para a Cosmética Natural
A Poção Mágica para a Cosmética Natural
Hoje trazemos-te a história da Poção Mágica, marca de cosmética Naturais. Este projeto tem vindo a c
Ler Mais