Escova de Dentes de Bambu: Como Escolher a Melhor?

Mais do que uma tendência ou moda passageira, as escovas de bambu vieram para ficar. Já fazem parte de muitas casas de banho portuguesas e são várias as grandes superfícies, como o Jumbo, Wells, Celeiro ou Continente, que as apresentam como alternativas às escovas de dentes plásticas comuns.

Comprar escovas de bambu não é mais uma questão de nicho, sendo cada vez mais as pessoas que reconhecem o grande problema dos resíduos plásticos e se preocupam em encontrar soluções – com 4.7 mil milhões de escovas de plástico produzidas todos os anos, a escova de dentes de bambu é, sem dúvida, uma dessas soluções.

Seja Lisboa ou Porto, continente ou ilhas, em Portugal já não há desculpa para não conseguires encontrar a escova de dentes de bambu perfeita para as tuas necessidades e exigências.

São cada vez mais as marcas que as adoptam e muitas outras as que disponibilizam para venda online estas escovas de bambu, enviando-as para os quatro cantos do planeta.

Mas será que uma escova de bambu é assim tão boa opção?

Quais as vantagens de uma Escova de dentes de Bambu?

Mais do que uma moda, as vantagens das escovas de dentes de bambu são muitas e variadas – tanto para a saúde humana como para a saúde do planeta terra.

  • É a opção mais sustentável

Neste momento, as escovas de dentes de bambu são consideradas a opção de escova de dentes mais ecológica no mercado.

São biodegradáveis "por natureza" e feitas de bambu, a planta com maior taxa de crescimento do mundo, que se renova sem plantio e com capacidades excelentes de absorção de dióxido de carbono (podes descobrir mais sobre as vantagens do bambu neste link).

Fátima Lopes segura numa escova de dentes de bambu portuguesa

  • A opção mais saudável

O primeiro ponto que torna estas escovas de dentes mais saudáveis é o facto de o bambu ter propriedades anti-bacterianas naturais, prevenindo de forma natural a reprodução de bactérias nocivas (é também por este motivo que na sua produção não são usados quaisquer pesticidas ou agrotóxicos).

Sendo um material sem porosidade e tendo na sua composição um agente orgânico que previne a reprodução destas bactérias nocivas, as escovas de bambu acabam por evitar a contaminação e reprodução de fungos e bactérias na escova.

 Para além disso, e no que toca a escovas de dentes, o bambu é a planta com maior concentração de sílica do mundo, substância que ajuda a reforçar o trabalho do cálcio na manutenção de dentes e ossos fortes.

  • A opção mais estética

Quer queiramos, quer não, estas escovas, simplesmente, têm estilo ;) Apesar de este ser um conceito muito relativo, estas escovas de bambu são bem mais “bonitas” do que as escovas de dentes de plástico comuns e marcam a diferença em qualquer casa de banho.

Como escolher a melhor escova de dentes de bambu?

Escolher entre a pior ou a melhor escova de dentes de bambu depende muito do teu gosto pessoal e das necessidades específicas que tenhas. Contudo, de seguida podes descobrir quais os pontos que deves ter em conta na altura de escolher e comprar a tua escova de dentes de bambu.

  • Formato da escova

Em termos de formato, há várias escovas no mercado que diferem pouco entre si – a grande maioria das marcas ecológicas que as desenvolvem baseia-se no formato das escovas de dentes plásticas comuns.

A maioria das escovas tem um design clássico e ergonómico que muda apenas no formato do cabo e nos “acabamentos” dados ao bambu. Abaixo, por exemplo, podes ver dois tipos de escova: a escova de dentes Babu com um formato clássico vs a escova de bambu da Hydrophil com cabo arredondado.

Escova de Dentes de Bambu Babu num fundo branco Escova de dentes biodegradável hydrophil em fundo branco

 

O acabamento do bambu acaba também por ser um ponto importante para algumas pessoas. Há quem tenha experimentado uma escova de bambu comum e não se tenha adaptado facilmente à sensação de "madeira na boca".

Caso esse seja o teu caso, podes sempre optar por uma escova com o cabo mais trabalhado ou optar por escovas de dentes de outros materiais como o amido de milho, por exemplo.

  • Tamanho, para adultos e crianças

Apesar de algumas marcas apenas disponibilizarem escovas de bambu num único tamanho, a maior parte delas dá-te a opção de escolher entre tamanho “padrão”, pequeno ou criança.

 É verdade, já existem várias escovas de bambu focadas na saúde oral dos mais novos, tanto em bambu como noutros materiais biodegradáveis alternativos.

Escova de dentes biodegradável para crianças com panda roxo

  • A Cor da tua Escova de Dentes de Bambu

Apesar de as cores serem mais evidentes nas cerdas da escova, há marcas que te dão a oportunidade de teres uma escova de dentes ainda mais “estilizada".

A Hydrophil, por exemplo, surge como inovadora ao apresentar 5 variantes de cores de escovas com aplicação no cabo de bambu – afinal de contas, se esta será a tua escova de dentes durante os próximos 3 meses, deverá ser o máximo possível ajustada ao teu gosto.

Várias escovas de dentes biodegradaveis de bambu penduradas numa estrutura de madeira em fundo branco

Mas atenção, este pormenor não é apenas estético: um dos cuidados essenciais que deves ter ao utilizar a tua escova de dentes de bambu é mantê-la afastada de locais húmidos (muito comuns em casas de banho) - sendo que a madeira absorve a humidade, o contacto prolongado da tua escova com estes locais pode “apodrecer” o bambu.

No caso da Hydrophil e através deste "pormenor", podes colocar a tua escova de bambu dentro de um copo húmido pelo tempo que quiseres que ela irá manter-se e permanecer tal e qual o seu estado original.

  • Tipo de Cerdas da Escova

Para quem decide comprar uma escova de bambu como forma de reduzir a sua pegada ecológica e ter um impacto mais positivo no ambiente, o tipo de cerdas é um dos factores mais importantes a ter em conta.

Na realidade, há muitas escovas de dentes de bambu que se assumem como biodegradáveis quando, na verdade, não o são a 100%. Enquanto o cabo é biodegradável e pode ser colocado na compostagem ou lixo comum, a maioria das cerdas deve ser tratada de forma diferente.

Se no caso de cerdas de nylon (sem BPAs) estas podem ser retiradas e colocadas no ecoponto amarelo depois da utilização da escova, no caso de cerdas de origem vegetal, com várias combinações como nylon e castor oil (óleo de rícino), o caso é bem mais "confuso" e discutível.

Escova de dentes biodegradavel de bambu a ser utilizada np lavatorio

Apesar de estes novos materiais vegetais (bioplásticos) terem a capacidade de serem reciclados, pela base vegetal do composto tornam-se impossíveis de reciclar através do sistema de recolha dos plásticos comuns (muitos destes sistemas, onde se inclui o português, foram desenhados apenas para a recolha e reciclagem de plásticos e metais).

A confusão para quem compra surge por uma razão: enquanto as marcas que produzem as escovas garantem que as suas cerdas bioplásticas são recicláveis, a Sociedade Ponto Verde, entidade promotora da recolha e selecção de resíduos em Portugal, afirma que estas cerdas não devem ser colocadas no ecoponto amarelo (podem sim ser entregues num eco-centro especializado ou depositadas no contentor indiferenciado).

  • Outros pormenores

Com a quantidade e a variedade de oferta de escovas de dentes de bambu que foram surgindo no mercado, apareceu também a intenção de algumas marcas se começarem a diferenciar: se algumas começaram pela certificação (obtendo certificados de produção FSC ou USDA Biobased), outras tentaram através de formas mais criativas e aplicações.

Uma dessas marcas foi a Babu, por exemplo, com o seu mais recente lançamento: uma escova de dentes de bambu biodegradável com carvão ativado.

Escova de dentes de bambu biodegradável com carvão activado

Onde comprar a minha escova de dentes de bambu?

Apesar de recorrer a grandes superfícies como a Wells, Celeiro ou Jumbo possa parecer a escolha mais fácil, as suas políticas não favorecem em nada os fornecedores ecológicos e produtores das escovas de bambu.

Se queres abraçar a sustentabilidade com seriedade, opta por apoiar marcas locais e portuguesas, comprando as tuas escovas de dentes de bambu de marcas conscientes e responsáveis.

No nosso mercado encontras várias opções de escovas de dentes ecológicas, para qualquer necessidade ou exigência ;) Alguma dúvida ou questão, não hesites em entrar em contacto.

Escovas disponíveis no nosso mercado:

Escova de Bambu biodegradável portuguesa Várias Escovas de Dentes coloridas e biodegradáveis Escova de Dentes Biodegradável Certificada
Escova de dentes Bambu Babu Escova de Bambu Biodegradável Hydrophil Escova de Bambu Brush with Bamboo
Escova de Dentes biodegradável com carvao ativado pack de duas escovas de amido de milho Escovas biodegradáveis de amido de milho
Escova de Bambu Com Carvão Ativado Pack de 2 Escovas Biodegradáveis de Amido Escovas de Amido de Milho com Base

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos


Artigos Relacionados

Palhinhas Biodegradáveis, Comestíveis e sem Açúcar | Novidade da Semana
Palhinhas Biodegradáveis, Comestíveis e sem Açúcar | Novidade da Semana
Queres dizer não às palhinhas de plástico? As palhinhas da Solitud são a solução para ti!
Ler Mais
Bioplásticos: Parte da Solução ou do Problema?
Bioplásticos: Parte da Solução ou do Problema?
Queres acabar com o uso de plástico descartável? E se os teus sacos de bioplástico estão a contribui
Ler Mais
Razões Para Teres a Tua Horta em Casa
Razões Para Teres a Tua Horta em Casa
Com a chegada da primavera vamos dar-te algumas razões para começares uma horta em casa. Fica a sabe
Ler Mais