CityPoints: a aplicação que recompensa as boas ações de cidadania!

A aplicação para o telemóvel chegou a Cascais e promete compensar os cidadãos que tenham boas práticas de cidadania e que contribuam ativamente para a sustentabilidade local. 

A App City Points Cascais reconhece e recompensa ações em várias áreas: 

Citypoints cascais

Com a app CityPoints é possível ganhar pontos (através da leitura de códigos QRCode), trocar pontos, ver o histórico (de todas as ações feitas ao longo da utilização da aplicação), consultar o ranking mensal e ver através de um mapa interactivo as ações disponíveis e os locais para uso dos vales. 

App Citypoints cascais

E quais são os prémios?

  • Entradas em museus;
  • Participação gratuita em eventos;
  • Livros;
  • Ofertas e descontos em serviços ou produtos.

Citypoints cascais partilha de pontos

Posto isto, fizemos algumas perguntas a uma das responsáveis por este projeto Rosário Daugbjerg:

Como surgiu o projeto CityPoints e qual a sua missão?

Quando a CM Cascais procurava uma ferramenta inovadora para promover a cidadania e articular diferentes iniciativas em curso, cruzou-se com a Innowave Technologies num hackathon, onde a empresa idealizou o aplicativo City Points.

Foi então iniciada uma parceria em que o trabalho conjunto levou ao desenvolvimento e implementação da ideia, com base na realidade de Cascais, para posterior disseminação por outras cidades de Portugal e do mundo.

O que faz?

A City Points Cascais é uma app que visa promover boas práticas de cidadania, reconhecendo e recompensando os cidadãos que contribuem ativamente para a sustentabilidade do concelho de Cascais.

Recompensam-se ações predefinidas nas áreas do meio ambiente, cidadania, responsabilidade social e mobilidade sustentável, dando pontos a quem participa nessas ações.

Os pontos podem ser trocados por vales de produtos ou serviços disponibilizados pela rede de parceiros do City Points. Os prémios enquadram-se essencialmente nas seguintes áreas: Mobilidade, Cultura, Espetáculos e outros eventos, Saúde e bem-estar. Neste último grupo incluem-se experiências na natureza, atividades desportivas, serviços de bem-estar, bem-estar animal, etc….

A listagem de ações a valorizar e de vales disponíveis são apresentadas na app e são regularmente atualizadas.

Como tem sido a aceitação e envolvência da comunidade no projeto?

Ainda é cedo para avaliar a aceitação da comunidade. Temos avançado devagar pois a aplicação continua em aperfeiçoamento, assim como os processos inerentes à sua implementação no território.

A divulgação ainda tem sido direcionada somente para grupos específicos, como por exemplo pessoas que praticam voluntariado ou que participam em ações concretas já reconhecidas através da app, assim como junto de potenciais parceiros.  Somente em Outubro se iniciará a campanha de divulgação no território, à população em geral.

À data 1.588 cidadãos já se registaram na app, tendo sido adquiridos 173 vouchers (prémios) com pontos ganhos em ações.

Quais os principais desafios que encontraram no desenvolvimento do projeto?

Devido ao caracter inovador da app no contexto de governação pública e à ampla abrangência do ecossistema que se pretende criar, enfrentamos 3 tipos de desafios:

Tecnológicos

  • O desenvolvimento da app em simultâneo com o seu uso público – conforme as necessidades e problemas que vão surgindo, vão sendo desenvolvidas soluções à medida.
  • A integração com outras plataformas de forma a:
    • automatizar procedimentos de gestão (por exemplo, dar pontos a quem colabora/participa em outros projetos ou ferramentas de cidadania);
    • utilizar o sistema de autenticação comum às restantes plataformas municipais.

Gestão

  • A atração de parceiros que contribuam com :
    • informação para o sistema, divulgando ações passíveis de ser reconhecidas e facilitando a doação de pontos;
    • prémios que possam ser adquiridos com pontos ganhos.
  • A valorização das ações e dos prémios (quantos pontos valem), dado que nem sempre têm um valor de mercado ou este não é adequado ao equilíbrio do sistema – interessa que os prémios sejam acessíveis e atraiam utilizadores, sem pôr em causa a essência altruísta da app.

Dinamização

  • Captar ações e prémios diversificados e com interesse para os cidadãos;
  • Permitir aos utilizadores serem ativos na app, mantendo o seu interesse através da gamificação, por exemplo.

Conhece mais sobre o projeto CityPoints Cascais aqui!

Se boas acções são boas escolhas, faz a tua parte e opta por produtos mais amigos do ambiente! Aqui a recompensa é ajudar o nosso planeta. 

Encontra aqui todos produtos na loja Planetiers

 

 

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos