Moda Sustentável com Borras de Café: Conhece Agora a BeKoffee!

Talvez já tenhas ouvido falar em projetos que fazem o aproveitamento das borras de café – aquelas partículas que muitas pessoas deitam fora depois de desfrutarem da tão adorada bebida.

Com elas produzem-se cogumelos (como adubo), enriquece-se composto para futuros cultivos e até se produz biomassa para gerar energia e biogás. O que é por muitos considerado “desperdício” gera, assim, novas oportunidades.

Já dizia Lavoisier, “na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Café moído e em grão

Mas e se passássemos do útil para o agradável? Se pudéssemos beneficiar das propriedades destes resíduos de café nos nossos produtos do dia a dia?

A BeKoffee apresenta-se como uma marca diferente porque é um dos projetos pioneiros a nível mundial a apresentar soluções que transformam as borras de café em matéria-prima capaz de produzir novos produtos, nomeadamente artigos de decoração, moda sustentável e uso pessoal.

Em 2017, Fernando Duarte, professor do Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho (DEP/UMinho), desafiou Hector Nunes a desenvolver um projeto de aproveitamento de borras de café.

Hector conta-nos um pouco do seu percurso na BeKoffee e explica a missão do projeto:

Colar Corações com fios de prata e cristais Coração de Viana com Gargantilha Colar coração vermelho bordado

Queres ver mais produtos BeKoffee? Encontra-os aqui.

BeKoffee teve a sua génese precisamente no DEP/UMinho no contexto de projetos de final de curso do Mestrado Integrado em Engenharia de Polímeros. 

O objetivo é contribuir de forma positiva para a economia circular, despertando os cidadãos para o conceito da valorização de resíduos, acrescentando novas aplicações para as borras de café (como a moda sustentável, por exemplo) e novos produtos para os seus apreciadores.

Coffee shop - convívio

"A valorização de um resíduo que resulta de um ato social e cultural e que, por isso, transporta também ele algo de diferenciador; o permitir prolongar o ato social e cultural de tomar café; o colocar no mesmo plano o poluidor e o resultado da poluição; a novidade de conseguir dar uma vida diferente a um resíduo que está catalogado como fertilizante" são propostas "extremamente aliciantes", afirma Hector Nunes.

A BeKoffee tem a preocupação de desenvolver produtos exclusivos, baseados em inspirações da atividade humana e da natureza.

Elefante a atirar terra Rua de Lisboa com elétricos Ilha da Madeira

Todo o processo criativo dos produtos BeKoffee está envolto em manifestações artísticas intemporais, assentes na cultura e tradição, que podem ser observadas em todo mundo.

As áreas da bijuteria (acessórios de moda) e decoração foram selecionados com o intuito de aproximar o resultado da investigação às pessoas, geradoras de resíduos.

Assim, os consumidores acabam a transportar o que abandonaram, depois de tomar o café: as borras de café.

"Eu diria que a maior conquista que a BeKoffee atingiu está relacionada com a satisfação e o agrado do público ao tomar conhecimento do projeto. Sempre que explicamos às pessoas em que consiste o projeto e a inspiração das peças, ouvimos respostas muito positivas e de incentivo para continuarmos", Hector Nunes

Café com cartaz "What's your story"

“Um outro fator muito importante foi o segundo lugar que o projeto BeKoffee obteve no concurso de ideias de negócio de 2016 - SpinUM - promovido pela TecMinho (Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento) e, obviamente, o correspondente prémio”, Fernando Duarte

Neste momento, as borras de café são fornecidas por cafés de amigos, em torno da sede da BeKoffee.

A meta é divulgar o projeto, de modo a associarem-se a entidades que queiram fazer a recolha das borras de café, transformando a BeKoffee num negócio sustentável

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos


Artigos Relacionados

Pack Cosméticos Naturais Dia da Mãe - Musa Natural Cosmetics
Pack Cosméticos Naturais Dia da Mãe - Musa Natural Cosmetics
Estás à procura de uma prenda eco-friendly, original e útil para a tua mãe? Não percas mais tempo! O
Ler Mais
Como Pode um Detergente Ecológico
Como Pode um Detergente Ecológico "Limpar" os Oceanos.
Os teus detergentes estão a poluir os oceanos? A EcoXperience ajuda-te a mudar para produtos ecológi
Ler Mais