À conversa com a "Avó veio trabalhar"

Old is a new young é o lema deste projeto que oferece às gerações mais velhas uma oportunidade de se sentirem valorizadas e de se manterem ocupadas, oferecendo assim um local onde possam aprender, discutir e encontrar-se.

A Avó veio trabalhar surgiu inicialmente pela designer Susana António e, de seguida, pelo psicólogo Ângelo Campota que se rendeu a este projeto.

Como é que a "A Avó Veio Trabalhar" começou?

Em 2014 o projeto já contava com 30 pessoas, sendo que juntamente com a Câmara de Lisboa avançaram com uma parceria para ter um espaço totalmente dedicado ao projecto.

Hoje em dia expande-se cada vez mais, contando com uma loja atelier na Rua do Poço dos Negros, local que permitiu ao projeto desenvolver-se cada vez mais. Além deste local contam também com mais dois, um no Centro de Dia de São Paulo (onde tudo começou) e em Campo de Ourique.

À conversa com Ângelo Campota, este diz-nos “ queremos tirar do pensamentos dos avós que esta idade é linha final de vida, e oferecer alguma coisa melhor. Deixar de ser “uma seca” o estereótipo dos centros de dia”.

Não São Rugas é Caracter - A Avó Veio Trabalhar

Devido ao passa a palavra, o número de avós começou então a aumentar, as avós traziam mais avós, família, amigos, acabando por ser tornar um grupo cada vez mais sólido, chegando assim a 70 participantes. Foi assim que em 3 anos vários meios por toda a Europa quiseram entrar em contacto com a Avó veio trabalhar.

Com o passar do tempo foram surgindo também várias parcerias, como a Delta Q, com uma campanha onde as avós dão a sua cara com uma mensagem “Para momentos com mais sabor”, e também uma parceria com a marca Benetton.

“Quando abrimos as portas da loja, abrimos portas do país das maravilhas.”

A Avó Veio Trabalhar - United Colors Of Benetton

O intuito é conseguir que todos os participantes se sintam bem, tirando-os da zona de conforto e fazendo-os sentirem-se mais jovens. Seja através de oficinas de artesanato ou de experiências culturais, o trabalho feito é para conciliar o trabalho artesanal, o amor e o cuidado individual de cada avó na criação de cada produto.

Quais são os worshops disponíveis?

Serigrafia, bordados criativos e tricô são alguns dos workshops disponíveis mas também são desenvolvidas experiências turísticas e culturais. Todos os produtos feitos são personalizados com uma fotografia do seu criador e com a mensagem “Ela fez isto para ti”, uma forma de distinguir habilidades e talento de cada um. A troca de experiências também é um dos pontos principais no projecto.

Tapeçaria & Marcenaria - A Avó Veio Trabalhar

Além destes trabalhos, as parcerias também são um veículo bastante importante, que passam desde organizações artísticas, musicais e culturais como o Festival Bons Sons, Moda Lisboa, festival de cinema DOC Lisboa, Festival Silêncio, e até mesmo a marcha de LGTB.

“Os materiais são dados, a participação gratuita, e o dinheiro é investido.”

Ângelo Campota durante a nossa conversa salienta que “ a moeda de troca é pagar viagens, eventos, produtos, o crescimento e a distração enquanto participantes”.

Old Is The New Young - A Avó Veio Trabalhar

Qual a idade média para participar neste projeto?

As avós têm idades maioritariamente superiores a 65 anos, porém já contamos com uma avó de 57 anos.

“Este projecto não é apenas destinado a mulheres”

Há homens que se dedicam à tapeçaria e há planos para que se desenvolvam projectos de marcenaria e outras atividades que os senhores se identifiquem. 

A Avó veio trabalhar é um projecto que ganhou valor e reconhecimento em Lisboa, mas são várias as viagens que se têm feito através deste trabalho: Madrid, Budapeste, Amesterdão, São Paulo, em vários eventos e com o intuito de motivar ainda mais estas avós e poderem ter oportunidades únicas e fora da caixa.

A loja está aberta desde Julho de 2015, na Rua do Poço dos Negros 124, São Bento. De Segunda a sexta, 10:00 às 18:00.

Gostaram de conhecer este projecto inovador e ligado à responsabilidade social? :) Não percam tempo em visitar a loja, e quem sabe aproveitar e juntar os vossos avós a esta equipa tão motivadora e criativa!

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos