Razões Para Teres a Tua Horta em Casa

É primavera: aqueles dias mais quentes com sol são cada vez convidativos para começar uma pequena horta em casa.

Se ainda não pensaste nesta alternativa, vamos dar-te mais do que uma razão para começares a por mãos à obra!

Razões para ter uma horta em casa

Primeiro, ter uma horta em casa é a melhor forma de se tirar partido do tempo livre que temos, e além disso é bastante bonito ter em casa flores, frutos, diversas plantas…não há coisa melhor do que cozinhar alimentos cultivados por ti próprio/a: são frescos, e não tens de ir a correr ao supermercado porque te esqueceste daquela salsa para o jantar! 

Ter uma horta em casa também é ter a certeza de que os alimentos que estão a ser plantados por ti estão fora de qualquer tipo de químicos.

Segundo, ajuda na alimentação das crianças, não só por serem alimentos mais naturais, mas também para os ensinar a importância da natureza, incentivando-os. 

O terceiro facto é que ajuda a poupar: já não vais aos mercados comprar aqueles alimentos frescos, pois podes plantar em casa; além do mais ainda podes vender a vizinhos, conhecidos ou amigos. 

Em quarto lugar, ter uma horta em casa pode ajudar tanto na purificação do ar da casa, como também no paisagismo e na decoração. 

 

Horta vertical decoração casa

Por fim, podemos ter uma horta reservada para plantas medicinais. Por exemplo, plantar Camomila, que são aquelas que podem ajudar a acalmar, ajudam em problemas digestivos, nervosos, insónias, enjoos, dentição, cólicas e convulsões infantis. Externamente, é usada em feridas, queimaduras solares e hemorróidas. 

Sweet Annie diminui a febre e controla o sangramento.

Abrótano, erva aromática que melhora a digestão e a função hepática, reduz a febre, relaxa os espasmos e destrói as bactérias intestinais. 

Erva Cidreira, conhecida como anti-stress, tem um efeito calmante e podes juntar às saladas, que dá um sabor suave a limão. 

Estas são alguns dos exemplos de plantas medicinais em casa, além de muitas outras. 

Deixamos aqui uma lista do que podes plantar em casa:

Hortelã, salsa, coentros, alecrim, manjericão, alface, couve, brócolos, espinafres, agrião, repolho, tomate, cenoura, beterraba, rabanete, morango, abóbora, pepino, batata. 

 

Horta em casa ideias de decoração

Cultivar este tipo de plantas ajuda a que tenhas uma grande variedade de condimentos para os teus pratos em casa.

Ajuda-te a seres mais prática/o quando vais cozinhar, a ser mais amigo do ambiente, sendo que não compras embalagens de plástico ou produtos cuja origem não conheces. Tens mais um incentivo para comer vegetais e usá-los em vários pratos e livres de todos os químicos prejudiciais.

O cantinho onde vais ter a tua horta é um local bonito, natural e com sol. 

Para ter uma horta em casa não é preciso teres um quintal, podes fazê-lo mesmo em apartamentos, em plena cidade; além disso, no meio de tanta poluição, estás contribuir para algo melhor.

Mas sabias que podes optar por várias formas de cultivar as plantas?

Diretamente na terra (para quem tem um quintal) é um modelo mais tradicional.

Em vasos: podes comprar terra e um vaso de que gostes, que vá ao encontro da tua decoração. 

Em embalagens recicladas, como, por exemplo, garrafas de plástico (cortas a meio e pões terra), latas de sumos, caixas que não uses, entre outras coisas que se possam reutilizar. 

 

Horta na cidade

Floreiras: esta hipótese é muito boa para quem não tem espaço.

Em caixas de madeira, uma opção bastante barata, e que tem sempre bom espaço para cultivar; e podes plantar mais que uma espécie no mesmo local. 

Por fim, mas não menos importante, as hortas verticais, que são ideais para apartamentos e locais com pouco espaço, aproveitando todo o local onde se quer começar a horta.

A horta vertical é bastante prática: podes plantar em vasos, embalagens recicladas e até caixas de madeira.

Hoje em dia, é cada vez mais importante investir neste tipo de "agricultura", principalmente porque a maioria das pessoas não tem tempo, e vive em cidades grandes com poucos espaços verdes.

Esta alternativa em casa é bastante original, libertadora, sustentável, amiga do ambiente e, acima de tudo, ajuda a uma alimentação mais saudável e mais biológica. 

Podemos dizer que cultivar dá saúde e tem várias vantagens. Não há razão para não começar já a tua horta. Será que te vais render? 

Encontra as nossa opções para a tua horta: 

Horta urbana em caixa de madeira, horta urbana para temperos, vaso reciclado para a parede, porta-vasos suspenso e muito mais. Visita a nossa loja e partilha a tua horta connosco! 

 

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos


Artigos Relacionados

Palhinhas Biodegradáveis, Comestíveis e sem Açúcar | Novidade da Semana
Palhinhas Biodegradáveis, Comestíveis e sem Açúcar | Novidade da Semana
Queres dizer não às palhinhas de plástico? As palhinhas da Solitud são a solução para ti!
Ler Mais
Bioplásticos: Parte da Solução ou do Problema?
Bioplásticos: Parte da Solução ou do Problema?
Queres acabar com o uso de plástico descartável? E se os teus sacos de bioplástico estão a contribui
Ler Mais
Copo Menstrual: Como Usar? As Perguntas e Respostas.
Copo Menstrual: Como Usar? As Perguntas e Respostas.
Liberta-te dos pensos e tampões! Este artigo da OrganiCup responde a todas as tuas perguntas sobre c
Ler Mais