Diz não ao plástico descartável!


Olá queridos leitores,

O post de hoje é diferente, é um misto de desabafo com algumas dicas que podemos usar para diminuir o consumo de plástico descartável. Este ano, muito se tem falado nisso, e quando vou a uma praia, seja onde for, é tanto lixo, tanto plástico...será que os humanos não percebem, que estão a prejudicar imenso o planeta com isto? 

O consumo do plástico tem vindo a diminuir, eu acho, mas ainda assim existem milhares de pessoas que nem querem saber. Vivem no mundo delas e esquecem-se que o planeta é de todos. Humanos, animais, plantas, é de TODOS!
Cá em casa evitamos ao máximo. Para isso e para dar a volta a esta situação, optamos por usar garrafas reutilizáveis, que ainda que sejam de plástico, podem duram anos. Desta forma, evitamos comprar aquelas garrafas mais pequenas nos hipermercados e assim que terminamos de beber, lixo!
Temos várias opções para evitar o consumo excessivo e desnecessário de plástico. Vamos reutilizar. Se realmente têm sacos de plásticos em casa, usem, usem muito e quando já não der, metam no ecoponto amarelo.

No entanto, cá em casa opto sempre por usar sacos de pano ou daqueles de 0,50€ que se vendem nas grandes superfícies para trazer as compras, desta forma não preciso de sacos de plástico para nada. Esses sacos podem durar vários anos, ao invés de apenas uma utilização.

produtos sem plástico
Para ajudar ainda mais o nosso planeta, comecei em Outubro/Novembro de 2016 a usar copo menstrual, não precisando assim de usar pensos, que como sabemos têm algum plástico! É algo que eu recomendo a todas as mulheres.

Quando vou fazer um piquenique, não levo talheres ou pratos de plástico. Opto sempre por levar pratos e talheres de casa, ou aqueles conjuntos de piquenique, que ainda que sejam feitos de plástico, podem durar uma vida, se bem cuidados.

Se eventualmente usamos plástico em casa, o que é um pouco normal, vamos ter o cuidado de o levar para o ecoponto amarelo, que é para esse mesmo fim! Vamos deixar de ser pessoas más e egoístas e cuidar do planeta. Se todos fizéssemos uma parte para ajudar o mesmo, estaríamos muito melhores, acreditem.

E vocês o que fazem para ajudar o planeta?

 

DREAMS OF A PRINCESS

O blog da Helena Baptista é um espaço de partilha de vários temas, desde beleza, moda, crónicas de opinião, sugestões...

Julho o mês sem plásticos!

PRODUTOS DA LOJA PLANETIERS:

Copos Reutilizáveis 

Sacos Reutilizáveis

Escovas de Bambu 

Organic Cup

 


1 comentário


  • Lili Carmo

    Cocordo kom tudo o ke li… ha ke preservar o planeta… se todos kumprirem teriamos um mundo melhor…
    Gosteiii


Deixe um comentário


Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos