5 formas Online de Calcular a tua Pegada Ecológica


Sabem quando encontramos numa loja um par de sapatos que nos parece perfeito, mas quando o experimentamos descobrimos que são super apertados e desconfortáveis? É muito provável que os deixemos na loja.
Infelizmente, esta pegada não funciona assim…desde 1970 que calçamos bem mais do que podemos e, todo esse desconforto que deveria ser nosso, faz-se sentir diariamente no planeta, num futuro de escassez de recursos naturais e degradação dos nossos ecossistemas.
Mas como podemos saber quanto, de facto, calçamos? Todos já ouvimos falar de Pegada Ecológica e Ambiental, mas como chego ao valor da minha?

O que é a pegada ecológica?

A Pegada ecológica é uma estimativa da extensão de terreno bio-produtivo (terra e mar) necessário para suportar o estilo de vida de uma determinada unidade populacional, seja uma cidade, casa ou individuo.

Todas as atividades e escolhas que fazemos, produtos que consumimos e serviços que utilizamos exigem uma certa “fatia” de planeta para gerar os recursos naturais necessários e absorver os resíduos de todo o processo de produção, distribuição e utilização.

É a soma de todas essas fatias de terreno que nos dá o valor, em hectares globais, da nossa pegada ecológica – é esse o número que nos mostra o impacto negativo deixado pela nossa atividade no meio ambiente.

Como Calcular a Pegada Ambiental

Hoje em dia, a pegada ecológica é considerada uma das grandes medidas de sustentabilidade. O que a maioria das ferramentas de cálculo da pegada fazem é comparar o valor da pegada ecológica com a bio-capacidade (capacidade de gerar recursos naturais) do planeta, mostrando, como resultado, a comparação entre o que deveríamos ter utilizado e o que estamos a exigir ao ambiente - esta diferença mostra-nos o quão sustentáveis estamos a ser nas nossas rotinas diárias.

5 Calculadoras de Pegada Ecológica

Para este artigo selecionámos 5 Calculadoras de Pegada Ecológica disponíveis online, duas em Português e três em Inglês, com diferentes níveis de profundidade e foco. 

Calculadora ISLANDWOOD – a mais Educativa

Esta calculadora é uma ferramenta simples e introdutória, e que faz uma estimativa de pegada ecológica pouco profunda. Mas tem algo que sobressai - à medida que vamos respondendo às questões, esta calculadora apresenta-nos dados estatísticos, notícias e dicas sobre cada categoria específica.

Esta ferramenta foi produzida por um centro de formação ambiental de Seattle, focado na educação de crianças, mas contém muita informação que qualquer adulto achará útil. É apelativa, simples e informativa, contudo, se o teu intuito é ter um cálculo mais preciso, esta não será a tua calculadora de eleição.

Calculadora WWF – a mais Pro-activa

Esta calculadora de pegada ambiental foi desenvolvida pela WWF, uma das maiores organizações mundiais na área da proteção da biodiversidade e conservação ambiental. A ferramenta é intuitiva e super simples de compreender – à medida que se responde às questões surgem dicas do lado direito do ecrã a esclarecer sobre alguns detalhes do questionário e a apresentar alguns factos sobre os temas perguntados.
Qual o grande problema? É focado apenas em UK. Para moradores de outros países, calcular a pegada nesta ferramenta pode não ser a forma mais precisa - algumas questões são feitas em "pounds", o que pode ser confuso para algumas pessoas. Contudo, ao utilizar esta calculadora, conseguimos ter noção das áreas de consumo onde o nosso impacto é maior, total de emissões de carbono do nosso estilo de vida e comparar o nosso valor com a média mundial e UK.
Calculadora Pegada Ecológica WWF
No fim do questionário são-nos apresentadas algumas dicas referentes às áreas onde mais precisamos de alterar comportamentos. Ao clicar no botão laranja, somos encaminhados para uma outra página onde encontramos várias dicas gerais de como reduzir a nossa pegada ecológica, com uma linguagem prática,  direcções concretas e conteúdos acessíveis a todos.

Calculadora GLOBAL FOOTPRINT NETWORK – a mais Completa

A Global Footprint Network é uma das entidades de referência em matérias de Pegada Ambiental. Foi o seu fundador, Mathis Wackernagel, que formalizou, no início dos anos 90, o termo “Pegada Ecológica”. Por isso mesmo, não surpreende que esta seja uma das calculadoras mais completas online.
Apresentam no seu site uma ferramenta para cálculo de pegada muito intuitiva e apelativa, com vários níveis de precisão – ao longo do cálculo, o questionário pergunta se queremos adicionar informação mais detalhada ou não, com a promessa de dar uma estimativa mais correta.
Calculadora Pegada Ambiental Global Footprint Network
Para além do resultado da nossa pegada ecológica em “planetas”, mostram-nos também o dia do nosso Overshoot Day – o dia do ano em que gastariamos a totalidade dos recursos anuais disponíveis, caso a população mundial tivesse a mesma pegada ambiental que nós.
Esta calculadora dá-nos também os valores detalhados da nossa pegada ecológica por categorias de consumo e a nossa pegada carbónica com quantidade de emissões. Refere também a quantidade de pegada ambiental relacionada com a utilização de serviços do estado e a importância de fazer pressão sobre os governos para adotar políticas mais verdes.
No fim do questionário apresentam-nos soluções em 4 áreas: Cidade, Energia, Comida e População. Em cada uma delas conseguimos encontrar dados estatísticos e dicas, correlacionando cada uma das áreas com alguns dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

 

E em Português?

Em Português de Portugal a oferta é bem mais escassa - apresentamos duas ferramentas que, apesar de ficarem aquém de algumas das anteriores, dão outra perspectiva ao cálculo da pegada ecológica.

Calculadora Etnoideia – a mais Analógica

Esta calculadora digital é, na verdade, um pdf. :) Super introdutória e muito vintage (o documento refere-se ao ano de 2012) esta ferramenta foi um achado recorrente na nossa pesquisa por calculadoras de pegada ecológica em Portugal.

Para quem quer compreender um pouco a lógica por detrás de todas as outras calculadoras acima referidas, esta ferramenta analógica é uma boa opção. O documento já tem 16 anos mas sumariza de uma forma básica e pouco aprofundada o calculo de uma pegada ecológica individual e como funcionam os sistemas mais recentes e otimizados para online.

No fim, esta calculadora apresenta-nos uma lista com valores de pegadas ecológicas per capita de alguns países, sendo possível comparar o nosso resultado, de uma forma pouco precisa, com a pegada per capita nacional e de outros países referidos na lista.

ECOladora IST – a mais Económica

Desenvolvida por dois alunos do Instituto Superior Técnico, a ECOladora é um projecto académico desenvolvido para a cadeira de Concepção Centrada no Utilizador. Com uma versão mais abrangente e outra mais precisa, esta calculadora foca-se, não apenas na parte ambiental, mas no eixo económico do desenvolvimento sustentável - quanto dinheiro estamos a desperdiçar ao adotar comportamentos prejudiciais ao meio ambiente.
Para além do nr de "planetas" e "tonnes of Co2" (comparando com média nacional e europeia), esta calculadora também nos mostra, no ecrã de resultados, o nosso impacto em euros – a quantidade de dinheiro que poderíamos poupar se seguíssemos os conselhos da ECOladora e quanto estamos a desperdiçar por área de consumo.
Calculadora ECOladora Pegada Ambiental
Contudo, nota-se que esta ferramenta não é das mais atualizadas - na parte das dicas não é possível consultar todos os conselhos e várias secções do site surgem com a mensagem "em construção".

E MAIS?

Com alguma pesquisa extra consegue encontrar-se milhões de outras opções para calcular a nossa pegada ecológica. A melhor estratégia será ver os pontos chave de cada ferramenta e cruzar calculadoras, de acordo com os vossos objectivos. 
O importante é ter noção da necessidade de mudar comportamentos e adotar formas alternativas ao consumo inconsciente que tem caracterizado os últimos anos. As dicas são muitas e já conhecidas, só falta a outra parte: mudar os nossos hábitos e rotinas.
Já conhecias estas calculadoras? Conheces outros exemplos? Comenta abaixo outras ferramentas interessantes que conheças para calcular a pegada ecológica e diz-nos o que achas das que sugerimos!
Obrigada por estar por perto. Se só conseguimos avaliar o que medimos, está na hora de termos noção de quanto andamos, de facto, a calçar! ;)

 

PRODUTOS NA LOJA PLANETIERS:

Encontra aqui quais os produtos que podem reduzir a tua pegada ecológica!


Deixe um comentário


Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos