12 Resoluções de Ano Novo Para um Ano Mais Ecológico

Se 2019 já começou é importante planear as tuas resoluções de ano novo com seriedade e competência.

Se as resoluções mais comuns passam por ter um ano mais saudável, abraçar um hobby novo ou concretizar aquilo para o qual não tens encontrado tempo, as nossas propostas passam por pequenas mudanças que acompanham essa lista, mas que tornam o teu ano bem mais sustentável e amigo do ambiente.

1. Janeiro Sem Resíduos Orgânicos

Esta resolução de ano novo vem no seguimento das festas de fim de ano: se o desperdício alimentar caracteriza, infelizmente, esta época festiva, responde já em janeiro com um mês sem desperdício ou resíduos orgânicos.

Como? Pensa bem nas quantidades que cozinhas, planeia as refeições, reinventa as sobras para novos pratos e faz a compostagem de todos os resíduos que surjam no processo – se não tens uma horta onde usar o composto, podes sempre doá-lo à horta mais próxima da tua residência.

Se tiveres interesse em aprender um pouco mais sobre compostagem doméstica utilizando minhocas, não podes perder a Oficina da Revolução das Minhocas, em Lisboa ou Vila do Conde a acontecer ainda este mês, Janeiro de 2019.

2. Fevereiro Do It Yourself

O “faz tu próprio” é um movimento que só te traz vantagens – promove a reutilização de materiais que tens por casa, estimula a tua proatividade e criatividade, torna a tua decoração única e personalizada, e ainda te dá “peças novas” por um preço muito inferior.

Numa altura em que o consumismo é a atitude standard de ter novas coisas, o Do It Yourself é uma forma engraçada e sustentável de renovar a tua vida possibilitando que o planeta continue a ter uma.

3. Março Cruelty Free

Touradas, propostas para modificar provérbios ou casos de agressão animal – foram muitos os momentos em 2018 que trouxeram a crueldade contra animais para a esfera pública, gerando discussões e debates que só enriqueceram ainda mais o assunto.

Se és dos convictos de que em 2019 a crueldade contra animais já não faz sentido, em março propomos-te que faças um dos nossos desafios preferidos - um mês vegetariano!

Esta não é apenas uma forma de tratares a vida animal com respeito, mas também uma dieta que te dá saúde, bem-estar e tem um impacto bem menor no ambiente.

Para além de cumprir a dieta, se quiseres dar um passo à frente, podes sempre fazer voluntariado numa instituição de apoio a animais ou garantir que todas as tuas compras são cruelty-free – sem componentes de origem animal ou testes em animais.

Homem de camisa azul em frente à sua horta urbana

4. Abril a Plantar Mil

Se no fim de Março começa a primavera, em Abril, com o reaparecer do sol, surge o momento ideal para começares a dedicar-te à tua horta urbana.

Aproveita o bom tempo, dedica-te a atividades outdoor e dá um novo toque aos teus cozinhados e alimentação – um toque mais saudável, biológico e amigo do ambiente.

São várias as culturas que podem ser semeadas em Abril: as principais podem são agriões, aipos, alfaces, beldroegas, alho francês, beringelas, cenouras, pimentos, tomates, pepinos ou espinafres, entre tantas outras. No campo das ervas aromáticas, Abril é também o mês ideal para semear coentros ou salsa.

5. Maio a Circular a Moda

A estação muda, o tempo pede menos roupa e o teu armário parece “tão 2018” que por vezes pensamos “Acho que preciso de comprar peças novas”: a nossa proposta como resolução de ano novo 2019 é mudar essa mentalidade.

O mais provável é que o teu armário esteja a acumular roupas e mais roupas e que, pelo hábito, apenas te pareça que estas estejam a ficar “desatualizadas”.

A nossa proposta é simples: (1) Vê o que tens no teu armário, (2) Seleciona as roupas que já não usas ou que nunca irás volta a usar, doa-as a uma instituição ou leva tudo a uma loja de segunda mão, (3) Escolhe as roupas que vais usar nesta nova estação, confirma se estão ok e pensa em pequenas renovações que lhes podes fazer em casa (4) Se ainda assim precisas de roupa para esta nova estação, opta por comprar em segunda mão numas das lojas disponíveis na tua cidade.

6. Junho Turismo Responsável

Enquanto uns já têm férias em junho, outros tantos já começam a pensar e a planear as suas. Uma boa resolução de ano novo para 2019 é tornar as nossas viagens o mais zero waste possível.

Isto inclui escolher transportes mais amigos do ambiente quando vamos de férias, optar por estadias com preocupações ecológicas fortes e fazer viagens que apoiem instituições locais ou organizações de cariz social.

Caixote do Lixo num espaço aberto com garrafas plásticas descartáveis à volta

7. Julho Sem Plástico

Chegaste a dar conta do #PlasticFreeJuly em 2018? Se no ano passado este movimento ganhou força, em 2019 será sem dúvida uma tendência com cada vez mais pessoas a recusarem o plástico descartável das suas vidas.

Se és umas das pessoas que se vai juntar a este desafio, as soluções que podes utilizar são muitas, reduzindo a produção destes plásticos sem prejudicares em nada o teu estilo de vida.

8. Agosto Go Natural

Mudar a tua vida para uma mais natural é uma “pequena grande” mudança com muitos benefícios para o teu bem-estar e saúde.

Optar por alimentos biológicos, cosméticos naturais, agricultura menos química são formas de tornar a tua rotina mais saudável e tornar o planeta mais “rico”.

Aproveita o verão, uma estação com muita diversidade em frutas da época, e transforma a tua alimentação para esta alternativa mais positiva.

9. Setembro Mobilidade Sustentável

Setembro é, para a grande parte das pessoas, um mês de recomeços, com o início da época escolar e as primeiras semanas de antigas rotinas de trabalho, repentinamente interrompidas pelas férias de verão.

Por isso mesmo, antes que as rotinas se tornem automáticas novamente, torna os teus hábitos de transporte mais sustentáveis:

Será que preciso de utilizar tanto o meu carro próprio?

Uma resolução para 2019 é utilizar mais mobilidade verde – como bicicletas ou veículos partilhados – usar menos o carro próprio (utilizando transportes públicos, por exemplo) ou andando a pé para distâncias curtas que não exigem transporte.

10. Outubro Km 0

Em 2019 vamos optar por produtos locais e nacionais, frutos e legumes da época, opções produzidas em “Km 0” e com impacto positivo nas empresas e instituições locais.

Na generalidade, são produtos com mais qualidade – ao nível de vegetais, muito mais nutritivos do que os importados – que provocam menos poluição no transporte e contribuem para a melhoria do estilo de vida do teu bairro ou comunidade.

Grupo de voluntários divertidos tiram foto através de um telemóvel

11. Novembro Altruísta

Ao mês de novembro juntam-se várias causas com movimentos e iniciativas para gerar notícia à volta dos grandes desafios sociais do nosso tempo.

Movimentos como o #NoShaveNovember fazem parte deste mês há muito tempo e, com a aproximação do Natal, começa a sentir-se o clima de altruísmo e solidariedade já característico desta quadra.

Por isso mesmo, neste ano 2019 sugerimos que te preocupes e sejas mais proactivo: regista-te num programa de voluntariado, organiza iniciativas sociais ou, simplesmente, adota a mentalidade de estar atento aos outros e disponibilizar ajuda sempre que achares necessário.

12. “DezembRRRRRo” Circular

É importante ganhar consciência e praticar a Economia Circular em todas as ações que tomamos: este é uma mudança necessária para o teu 2019.

Este não se trata de um objetivo que consigas alcançar com uma ação específica, mas sim com uma mudança de mindset: recusa o desnecessário, reduz o possível, recupera o que conseguires, reutiliza o antigo e recicla o que não for aplicável a nenhum dos outros R’s.

Esta atitude ecológica, para além de ter um impacto gigante no ambiente, consegue dar-te uma melhor qualidade de vida, poupar-te dinheiro e fazer-te ganhar consciência do que realmente necessitas - como diria Pepe Mujica,

“Pobre é aquele que precisa de muito para viver”.

Apesar de organizados por mês, o melhor será mesmo fazeres o teu próprio plano e todos os meses guardar tempo para um pouco de cada uma destas resoluções de ano novo ecológicas.

O que achas destas resoluções, há alguma que estejas a pensar implementar? Conta-nos nos comentários o que irás fazer diferente em 2019 :)

Deixa-nos um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos


Artigos Relacionados

Palhinhas Biodegradáveis, Comestíveis e sem Açúcar | Novidade da Semana
Palhinhas Biodegradáveis, Comestíveis e sem Açúcar | Novidade da Semana
Queres dizer não às palhinhas de plástico? As palhinhas da Solitud são a solução para ti!
Ler Mais
Bioplásticos: Parte da Solução ou do Problema?
Bioplásticos: Parte da Solução ou do Problema?
Queres acabar com o uso de plástico descartável? E se os teus sacos de bioplástico estão a contribui
Ler Mais
Razões para teres a tua horta em casa
Razões para teres a tua horta em casa
Com a chegada da primavera vamos dar-te algumas razões para começares uma horta em casa. Fica a sabe
Ler Mais